O projeto “Os Novos Olhos do Futebol” está nomeado para o II Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação 2019. O trabalho foi realizado por Daniel Monteiro (Barcelos), João Coelho (Santo Tirso) e Daniel Costa (VN Gaia).
O projeto foi realizado como trabalho final de curso na área de Jornalismo e Informação de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e publicado em abril de 2018. A nomeação acontece na categoria Académico da Menção Honrosa do Prémio Nacional criado pelo segundo ano consecutivo pela Agência Nacional de Inovação.
O trabalho foi desenvolvido durante três meses, consistindo numa reportagem multimédia com texto, fotografia, vídeo e infográficos, sobre a implementação do sistema do Video-Árbitro no futebol português.
Natural da freguesia de Remelhe, o jovem jornalista de 22 anos falou de um trabalho inédito na altura e que servia para demonstrar o outro lado das câmaras.
O prémio visa promover o jornalismo português sobre inovação de base científica e tecnológica publicado em 2018. A gala de atribuição dos prémios vai decorrer no dia 2 de dezembro no Porto, tendo a votação do público prazo final de 22 de novembro.
Os interessados no trabalho podem vê-lo aqui. As votações devem ser procedidas neste formulário.