Foto: TPNP

Porto e Norte de Portugal junta-se ao Turismo da Galiza em projeto ‘Facendo Caminho’

Porto e Norte de Portugal e Turismo da Galiza apresentaram, esta quinta-feira, projeto ‘Facendo Caminho’ que une as regiões na promoção dos Caminhos de Santiago de Compostela.

O projeto é uma estratégia para a estruturação, proteção e valorização das rotas portuguesas dos Caminhos de Santiago na região Galiza-Norte de Portugal.

A cerimónia contou com os representantes das quatro entidades parceiras, Luís Pedro Martins, presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Ponte, diretor regional da Cultura do Norte, Nava Castro, diretora de Turismo da Galiza, e Xosé Lago, diretor do AECT Galiza/Norte de Portugal.

“Facendo Caminho” representa um investimento de 657 499 euros e segundo Luís Pedro Martins “pretende consolidar os Caminhos de Santiago como um produto estratégico, impulsionando-o como recurso patrimonial, cultural e natural transfronteiriço, capaz de gerar atividades turísticas e económicas que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico do território”.

O projeto decorre até dezembro de 2021 e foca-se na melhoria das condições conjuntas e de afluência aos caminhos, reforçando a identidade transnacional e incrementando a participação das populações locais na proteção e conservação das rotas.