Foto: DR

Bloco de Esquerda quer carta de saúde para Barcelos e Esposende

O Bloco de Esquerda (BE) reuniu-se com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III e exige ao Governo a criação e a implementação de uma carta de saúde para Barcelos e Esposende.

Foto: João Bastos

A conclusão retirada por José Maria Cardoso, deputado do BE na Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Braga, e pelo dirigente local, José Figueiredo, foi que numa região “com muita população, o acesso às unidades de saúde apresenta grandes lacunas, sendo este um dos principais problemas do agrupamento”.

A ACES Cávado III é constituída pelos três centros de saúde de Barcelos, Barcelinhos e Esposende, para além das sete Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B, cinco USF modelo A e sete Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

Os bloquistas referem ainda que os equipamentos se encontram “desajustados para as necessidades atuais e a necessitar de intervenção, incluindo a mal distribuição territorial não corresponder aos aglomerados populacionais”.

A ACES Cávado III dá resposta a mais de 157 mil utentes, estando o partido a defender a contratação de mais 18 assistentes técnicos.