Empresário de Barcelos acusado de fraude ao Estado em mais de 196 mil euros

Um empresário de Barcelos foi, esta quarta-feira, acusado de fraude fiscal e abuso de confiança fiscal, após ter lesado o Estado em mais de 196 mil euros por fuga ao IVA em negócios de importação e comercialização de automóveis.

A acusação partiu do Ministério Público que, através da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, refere que a sociedade comercial do sujeito é também arguida, nos mesmos crimes.

Segundo o Ministério Público, o empresário tinha em Barcelos, um negócio de compra e venda de veículos automóveis e, no seu comércio, adquiriu, intracomunitariamente, em 2016 e 2017, veículos automóveis.

Depois na venda destes, não declarou as aquisições em território nacional para efeito de IVA nem procedendo à liquidação deste imposto ou aplicando regime indevido.

A entidade nacional refere ainda que o “arguido terá, no segundo e terceiro trimestre de 2017, liquidado e recebido cerca de 38 mil euros de IVA, que não entregou ao Estado no prazo devido, vindo a pagar mais tarde, apenas 13 340 euros.

Assim, o Ministério Público quer que a empresa seja condenada a pagar o montante de 196 489 euros.