Foto: CM Barcelos

Barcelos ativa Plano Municipal de Emergência

O Município de Barcelos ativou, a partir de sexta-feira, o Plano Municipal de Emergência, depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Barcelos.

A ativação surge na sequência da aprovação, no dia 25 de março com validação pela tutela a 26 de março, do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil, numa altura em que o distrito está sob alerta amarelo devido à pandemia do Covid-19.

Na reunião, realizada por videoconferência, o Presidente da Proteção Civil Municipal, que é também o Presidente da Câmara Municipal, fez um ponto da situação sobre as medidas do Município quanto à contenção e mitigação da pandemia e, em geral, da presente situação epidemiológica.

Com o Plano Municipal de Emergência, a Câmara Municipal de Barcelos fica apto a utilizar os instrumentos previstos no seu próprio Plano de Emergência nas situações e nas necessidades que a pandemia possa vir a apresentar. Entre eles está a possibilidade de o Município recorrer a entidades privadas para satisfazer qualquer necessidade que a todo o momento a situação de pandemia exija.

Miguel Costa Gomes ficou também, depois de unanimidade, com a delegação de todos os atos da competência da Comissão.