“Cristo nas ruas de Barcelos” … esta noite

É tradição antiga a visita das famílias às igrejas da cidade de Barcelos na noite de quinta-feira santa. As igrejas revestem-se das mais belas flores e símbolos religiosos alusivos à Eucaristia e Semana Santa. Há ainda a partilha das amêndoas e são sobretudo as crianças que mais apreciam este sair à rua com os pais.

Desde há anos, a Paróquia de Santa Maria Maior deu um sentido mais comunitário a estas visitas, passando, ao som de cânticos eucarísticos, com as confrarias e crianças da Primeira Comunhão, por todas as igrejas, onde havia uma breve oração e uma palavra sobre a história do templo.
Em tempo de pandemia, destaca-se a consciência de que cada família é igreja doméstica. Em cada lar se redescobriu o «templo» que cada pessoa e cada família são. É que «onde dois ou três estão reunidos em meu nome Eu estarei no meio deles», disse Jesus.
Assim, também este ano vai acontecer a visita às igrejas. Só que as famílias não vão sair de casa. É o próprio Jesus que as vai visitar.

Em quinta-feira santa, dia solene da instituição da Eucaristia, um carro dos bombeiros festivamente preparado vai levar uma bênção especial a casa dos barcelenses, fortalecendo a esperança e o desejo de uma libertação rápida deste mal, que nos obriga a permanecer em casa.
Das 22.00 às 24.00, o Santíssimo Sacramento será adorado a partir das casas dos barcelenses que, nessa noite, com as velas acesas, farão da cidade uma cidade-luz porque iluminados pelo Pão do Céu.

Cávado fm a voz de Barcelos

102.4 fm e em www.radiocavado.pt