Hospital Santa Maria Maior, E.P.E. retoma atividade programada

𝙉ó𝙨 𝙖𝙙𝙖𝙥𝙩á𝙢𝙤-𝙣𝙤𝙨 𝙥𝙤𝙧 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖 𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚𝙟𝙖 𝙨𝙚𝙜𝙪𝙧𝙤 𝙩𝙧𝙖𝙩𝙖𝙧 𝙙𝙚 𝙨𝙞! 𝙉ã𝙤 𝙩𝙚𝙣𝙝𝙖 𝙢𝙚𝙙𝙤! 𝙎𝙚 𝙩𝙚𝙢 𝙖𝙡𝙜𝙪𝙢 𝙖𝙩𝙤 𝙢𝙖𝙧𝙘𝙖𝙙𝙤, 𝙫𝙚𝙣𝙝𝙖 𝙩𝙚𝙧 𝙘𝙤𝙣𝙣𝙤𝙨𝙘𝙤! 𝙀𝙨𝙩𝙖𝙧á 𝙨𝙚𝙜𝙪𝙧𝙤!

“O Hospital Santa Maria Maior, EPE – Barcelos encontra-se, desde o passado dia 4 de maio, a retomar, gradualmente, a atividade assistencial programada que tinha sido cancelada no âmbito do plano de contingência de combate à COVID-19.

Em articulação com a tutela, foram revistos circuitos, geridos espaços e analisadas prioridades, por forma a que a atividade do HSMM não relacionada com a pandemia por COVID-19 fosse retomada, em prol dos utentes, assegurando as condições de segurança, higiene e proteção para todos eles e para os nossos profissionais.
Pretende-se, desta forma, responder adequadamente às necessidades de todos aqueles que procuram o Hospital, nas suas diferentes especialidades, continuando a garantir a separação de circuitos entre áreas COVID e áreas NÃO COVID.

Assim que o utente chega ao HSMM, deve dirigir-se à Entrada Principal, onde será feita uma triagem, em que é medida a temperatura, incentivada a higienização das mãos e oferecida uma máscara de uso obrigatório a todos os que não possuírem. Os postos de higienização de mãos são agora o centro das atenções das paredes e dos balcões e em qualquer lugar, poderá sentir-se seguro!

As salas de espera contam, agora, com a existência de cadeiras vazias, para criar espaçamento entre doentes, ausência de acompanhantes, só sendo permitidos os que acompanham crianças ou doentes em situação muito frágil, com mobilidade reduzida ou dificuldade cognitiva ou de comunicação.

A admissão é feita ao balcão com distanciamento perante um acrílico e dentro dos consultórios de consulta e exames, há medidas de higiene acrescidas entre os diferentes utentes e os profissionais estão munidos do equipamento de proteção individual mais adequado à sua atividade.

De referir que o Hospital continua a privilegiar as consultas por telefone, no caso em que as patologias dos utentes o permitam.

Todos os doentes que entram no Hospital para realização de Cirurgia Convencional ou de ambulatório são testados para a COVID-19.

Sublinha-se a importância do cumprimento por parte dos utentes das orientações da Direcção-Geral de Saúde, reforçando-se o uso de máscara, distanciamento de dois metros entre pessoas, higienizar as mãos, cumprir a etiqueta respiratória e respeitar os limites de lotação nas salas de espera.”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt