Presidente da Câmara abre Park & Ride em Vila Frescaínha S. Martinho

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, abriu hoje o parque remodelado de Casal de Nil, em Vila Frescaínha S. Martinho, que representou um investimento do município no valor de 145.756,67 euros.

A obra inclui um parque de estacionamento livre, de caraterísticas Park & Ride, a construção de gare de paragem para transportes coletivos de passageiros, neste caso o Barcelosbus, e a execução de passagens de peões. O espaço tem 117 lugares de estacionamento, incluindo quatro destinados a pessoas com mobilidade reduzida, áreas ajardinadas e cerca de quatro dezenas de árvores.

Com a construção deste parque numa zona mais periférica da cidade, pretendeu-se “dar resposta aos munícipes que se deslocam para a cidade”, permitindo-lhes ter “estacionamento diurno de longa duração” e “não estar dependente do estacionamento na zona mais central da cidade”. O interface será realizado com o transporte coletivo (Barcelosbus) e com os modos suaves (a pé e de bicicleta).

Sendo o centro urbano “um forte pólo habitacional, comercial e de serviços”, com o uso do automóvel como principal meio de transporte, gera-se uma “pressão” sobre as vias de comunicação ao nível da circulação e do estacionamento “que importa resolver”, como é o caso deste parque.

Para o presidente da Câmara Municipal, “este projeto insere-se nas políticas municipais de melhoria da mobilidade urbana, com soluções que integram a transferência modal de transporte individual para transportes públicos e para modos suaves”, com uma utilização mais eficiente do espaço disponível que consolide o ambiente. O edil destaca, ainda, o facto desta requalificação permitir o “aumento da capacidade de estacionamento” para os residentes daquela zona.