Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita o IPCA

Análise dos desafios que se colocam às IES na retoma da atividade económico e social foi o mote da visita

 

 

O Ministro da Ciência da Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou esta tarde as instalações e os laboratórios do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos.

 

Analisar o plano de retoma gradual das atividades letivas presenciais no IPCA, bem como discutir oportunidades e desafios que se colocam às IES no contexto de recuperação da economia e da sociedade foram os principais temas em debate.

 

O Ministro Manuel Heitor frisou o papel determinante das IES, e do IPCA em particular, no processo de recuperação económica, nomeadamente através da oferta especializada e de curta duração que deve ser colocada à disposição da população desempregada ou sem ocupação por força da pandemia provocada pela COVID 19.

 

Durante a visita o Ministro teve ainda oportunidade de visitar o Applied Artificial Intelligence Laboratory onde foram apresentados alguns dos projetos de I&D em curso, bem como os  laboratórios de design, desenvolvimento de produto e de audiovisuais onde presenciou a realização de algumas aulas laboratoriais em contexto presencial.

 

O professor Manuel Heitor aproveitou o momento na presença de estudantes para apelar a que continuem a estudar, sempre em segurança para que “adquiram competências de forma mais sólida através do contacto físico do que apenas na modalidade à distância”.

 

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, ressalvou durante a visita que o IPCA está preparado para receber os estudantes de forma gradual: “Todas as divisões estão devidamente identificadas, as circulações condicionadas, implementamos o uso obrigatório de máscara e dispensamos as soluções desinfetantes pelas várias divisões”.

 

O IPCA retomou gradualmente as atividades presenciais desde o dia 18 de maio, e tem para consulta o Plano Operacional para Retorno às Atividades Presenciais no IPCA.

 

Ver plano aqui:

https://ipca.pt/covid-19/plano-operacional-para-retorno-as-atividades-presenciais-no-ipca/ 

Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt