Miguel Costa Gomes visitou a feira acompanhado pelo responsável da Associação de Feirantes

Feira de Barcelos reabriu em pleno

 

O Presidente da Câmara Municipal visitou hoje, 28 de maio, a Feira de Barcelos, no dia da reabertura total e com todas as atividades de venda ao público desta emblemática feira semanal.

Acompanhado pelo responsável da Associação de Feirantes e pela Vereadora do Pelouro das Feiras e Mercado, Miguel Costa Gomes expressou a sua satisfação pelo diálogo construtivo desenvolvido com os feirantes e com a sua associação representativa, que culminou na reabertura total da Feira de Barcelos.

Os feirantes manifestaram, também, a sua satisfação, com palmas pela reabertura da Feira, à passagem do Presidente da Câmara pelos diversos setores. Nas conversas com os feirantes e com o público, Miguel Costa Gomes mostrou disponibilidade do Município para proceder aos ajustes considerados necessários à organização da Feira, dadas as circunstâncias em que ocorre a reabertura.

“Uma boa organização da Feira, que preserve os cuidados de saúde e segurança necessários é do interesse de todos, dos feirantes, do público e da Câmara”, frisou o autarca.

O Presidente da Câmara explicou que, depois do encerramento motivado pelas restrições impostas pelo Estado de Emergência, decorrente da pandemia do Covid-19, foi organizada uma reabertura faseada e de acordo com as normas legais e sanitárias determinadas pelo Governo e pelas autoridades de saúde. Essa reabertura foi iniciada no dia 7 de maio, com o lema “Vamos Voltar em Segurança”, apenas para venda de produtos alimentares.

Três semanas depois, dá-se a reabertura total, que implicou um aumento da área de venda, de forma a acolher os 650 feirantes que, hoje, vieram vender os seus produtos.

Tal como aconteceu nas feiras anteriores, o recinto foi vedado, havendo quatro portarias, cada uma delas com entrada e saída para feirantes e público em geral, identificadas e monitorizadas por funcionários do Município e por agentes da PSP. Para aceder ao recinto é obrigatório o uso de máscara ou viseira e a desinfeção das mãos, tendo sido disponibilizado desinfetante nas entradas, com doseadores automáticos.

As condições para a reabertura total da Feira foram articuladas com os feirantes e com as respetivas associações e obtiveram a concordância das autoridades de saúde do concelho, que validaram o respetivo plano.

Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt