Atividades culturais na frente ribeirinha

“Prá Frente Barcelos” é o título da sugestão do Município para as atividades culturais a realizar na frente ribeirinha de Barcelos entre 18 de Julho e 5 de setembro.
Com as limitações impostas pela pandemia do Covid-19, que motivaram a anulação dos eventos culturais e artísticos, a Câmara Municipal decidiu relançar as atividades culturais com conteúdos capazes de atraírem a população.
E será assim ao longos dos próximos três meses, com uma programação que integra teatro, música, dança e cinema, em espaços montados na frente ribeirinha de Barcelos, ao ar livre, numa área limitada, com assistência condicionada às determinações da Direção-Geral da Saúde.
A programação inicia já no dia 18 de julho, às 11h00, com o espetáculo infantil “Os 3 Porquinhos”, pela Capoeira -Companhia de Teatro de Barcelos”. Às 22h00 é a vez do músico Frederico Dinis apresentar “An unexplained emptiness”.
Domingo, dia 19 de julho, às 18h30, a Ronda Típica do Bairro da Misericórdia proporciona um fim de tarde com muita música e diversão.
O cineclube Zoom continua a apostar no cinema. No dia 21 o filme “Rio Bravo” de Howard Hawks (1959) e, no dia 28 “Assalto à 13.ª Esquadra” de John Carpenter (1976).
Nos dias 23, 24, 25 e 26 o ciclo de concertos “Triciclo” está de volta. O primeiro concerto fica a cargo de “Gãrgoola”, um projecto artístico do duo João Miguel Fernandes e Filipe Miranda. No dia 24, atua “Baleia,Baleia,Baleia”, uma dupla formada por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria). Dia 25, realiza-se um concerto com “White Haus” projeto musical de João Vieira (XWife, DJ Kitten), todos os espetáculos acontecem às 22h00.No dia 26 “Homem em Catarse”, o alter ego musical do músico barcelense Afonso Dorido, às 18h30.
No dia 31, às 21h30, dia em que se comemoram os 118 anos do Theatro Gil Vicente, no Largo Dr. Martins Lima (em frente ao Teatro) realiza-se um espetáculo de dança pela Escola de Dança de Barcelos e Trovas e Cantigas com “Poetas e Tradições”.
A programação continua no mês de agosto com muita música e cinema.
A iniciar o mês, no dia 1, às 22h00, Filipe Miranda e Joana Jardim apresentam “Do aqui para sempre”. No dia 2, às 12h00, a Escola da Banda Musical de Oliveira leva a palco ” Estágio de Sopros e Percursão”.
Às 18h30, é a vez do Circulo Católico Operários de Barcelos apresentar “Dimensão Minhota”.
O cineclube Zoom leva à frente ribeirinha duas sessões de cinema. No dia 4, o filme “Bacarau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (1959) e no dia 11 “Martin Eden” de Pietro Marcello (2019).
O teatro infantil fica a cargo da Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos com a peça “Pinóquio”, no dia 8, às 11h00. Às 22h00, “O Fado de Lisboa” é apresentado pela artista barcelense Carla Cortez.
A música continua no dia 14 com o Ciclo Jazz Largo com o guitarrista português “Tó Trips”. No dia 15 a Banda Musical de Oliveira apresenta “Big Band”, às 21h30.
No dia 21, às 22h00, tem lugar um espetáculo da Linha TGV e, no dia 22,às 22h00, o músico João Miranda.
O Festival River Blues está de volta, mas desta vez no palco da frente ribeirinha. Arranca no dia 28 de agosto, às 22h00, com o espetáculo de “Smokestakers” e “L – Blues “. No sábado é a vez de “Delta Blues Riders” .
A programação de verão “Prá Frente Barcelos” termina no dia 5 de setembro com a peça de teatro “Enxôta Diabos” pela A Mó-Grupo Teatro Vale do Neiva, às 21h30.

Todos os espetáculos são de entrada livre, mas com levantamento obrigatório de bilhete no Theatro Gil Vicente, de terça feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, ou no próprio dia do espetáculo (no período de 1 hora que antecede o evento). O espaço estará preparado para receber 400 pessoas com todas as condições de segurança.

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt