“A freguesia de Perelhal, em Barcelos, vai voltar a manifestar-se contra a linha de muito alta tensão (LMAT), no domingo de manhã, com uma marcha lenta na EN 103, que liga aquele concelho a Esposende.
A concentração, convocada pelo movimento Perelhal diz não à LMAT , que tem o apoio da Junta, está marcada para as 09:00 no largo do Alívio, zona central daquela freguesia atravessada pela EN 103.
No passado dia 19 de julho, a marcha lenta ‘entupiu’ a estrada nacional, provocando longas filas e o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Miranda, está convicto de que o protesto no próximo domingo terá ainda mais força.
“Estamos a trabalhar em todos os sentidos para ser muito mais forte do que a última. Temos que mostrar a quem manda a fibra de que são feitos os perelhalenses. Desta vez vai ser com mais força, estamos nisto de corpo e alma”, realça o autarca.
O facto de muitos emigrantes por esta altura estarem de regresso à terra “também vai ajudar”. “A mobilização das pessoas vai fazer a diferença”, garante Fernando Miranda.
Perelhal, recorde-se, não aceita o traçado que o governo definiu para a LMAT, por estar muito próximo das habitações.
A Junta de Freguesia fez uma proposta de alteração do traçado que foi entregue ao governo num processo intermediado pela Câmara de Barcelos.
Até hoje, no entanto, não houve resposta e, por isso, a freguesia volta a sair à rua.”
Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt