A Comissão Política da Concelhia do Pessoas Animais Natureza, enviou para o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Eng. Altino Bessa, um conjunto de questões e propostas relativas às políticas animais seguidas pelo concelho de Braga.
As questões, seguem-se aos recentes acontecimentos do infelizmente célebre canil de Santo Tirso, bem como no acompanhamento feito pela Concelhia ao longo de 2020, acrescidas das várias denúncias que o PAN tem recebido por parte da sociedade civil e de particulares relativas ao tema.
“Neste momento é importante criar condições, tendo em conta o período de férias de Verão que vivemos, bem como de crise económica, para garantir que o Município de Braga cumpre o disposto na lei, como garante do domínio da proteção e saúde animal” refere Tiago Teixeira, porta-voz da Concelhia do PAN Braga.
“Somos diariamente confrontados com denúncias de munícipes que não encontram nos serviços da cidade respostas para o abandono animal na via pública, nomeadamente de pessoas que, não sendo indiferentes à problemática do abandono, não conseguem a nível individual proporcionar uma resposta. É necessário aumentar a rede de resposta da cidade, para uma dimensão adequada ao concelho.”
Face a isto, indagou-se a vereação do ambiente sobre as denúncias em questão, bem como se enviaram propostas no sentido de aumentar a rede de apoio ao animal errante/abandonado no concelho, e ainda sobre os números discrepâncias nos números do relatório da DGAV referente e Braga.
Foi ainda feito o apelo para que a Câmara Municipal encete esforços para se candidatar aos fundos disponibilizados pela DGAV para as esterilizações, bem como para campanhas de sensibilização sobre os benefícios da esterilização de animais.
Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt