José Novais coloca questões à Câmara sobre reunião de 25 de setembro

José Novais , vereador social democrata, enviou à nossa redação uma nota de imprensa com questões e esclarecimentos sobre a ultima reunião de câmara realizada no dia 25 de setembro:

“Reunião da Câmara – 25 de Setembro – Período Antes da Ordem do Dia
Perguntas e esclarecimentos

1 – Rio Cávado
Em Setembro de 2018 as Câmaras de Esposende e Barcelos assinaram uma Carta de Intenções, subscrita, pelos presidentes das duas autarquias, “aponta para medidas concretas que potenciem as margens e, consequentemente para a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas, além de apontar a navegabilidade do rio Cávado, entre as duas cidades, como determinante para alcançar os objetivos propostos”.
Passados dois anos sobre a assinatura da Carta de Intenções, na qual estão previstos Regulamentos municipais definidores das regras, solicitamos,
⦁ Informação do que já foi feito
⦁ Cópia da Carta de Intenções subscrita pelos dois Presidentes de Câmara.

2 – Linha de Muito Alta tensão.
A Linha de Muito Alta tensão está em fase de instalação generalizada pelo Concelho, de sul a norte, face à contestação popular e institucional da Freguesia de Perelhal, solicitamos informação ou esclarecimentos,
⦁ Acerca de eventuais alterações no traçado para contemplar a referida contestação
⦁ Ponto de situação da Acção Judicial que foi intentada pelo Município contra a instalação da Linha

3 – Escola de Roriz
Pais e Encarregados de Educação de Roriz manifestaram descontentamento na abertura do ano escolar por motivo de composição de turmas com alunos de anos diferentes, ficando vaga uma sala da Escola.
Perante esta realidade, perguntamos
⦁ Se não era possível manter uma turma por classe escolar com os alunos inscritos
⦁ Se existem escolas com turmas com igual número de alunos de Roriz, como afirmam os Pais de Roriz, sem terem sido agregadas

4 – Jardim de Infância de Negreiros
Na reunião da Câmara de 20 de Setembro 2019, no Período Antes da Ordem do Dia, questionamos sobre obras no Jardim de Infância de Negreiros, reclamadas pelos pais.
Através do ofício nº 531/GAT de 03.10.2019 o executivo respondeu que “O prazo para a execução da obra é de 120 dias, prevendo-se para breve o início do procedimento concursal”.
Para quando o início das obras no edifício e no recreio?

5 – Edifício Panorâmico
Na reunião de 17/11/2017 foi aprovada uma proposta 214 referente ao problema no Edifício Panorâmico, em Arcozelo.
Na Página WEB da CMB foi publicado que o acordo “põe fim à angústia das famílias, reagrupando-as e restituindo-lhes a segurança e o conforto do lar, em especial nesta época natalícia”.
E que “A Câmara vai limpar as partes comuns exteriores e interiores do edifício, assim como executar trabalhos de serralharia e carpintaria”.
Passado um ano, no dia 26 de Setembro, um ÓCS terá questionado a Câmara sobre este assunto, ao qual a CM não terá respondido.
Solicitamos informação sobre
⦁ O cumprimento do acordo por todas as partes
⦁ Se as obras previstas no acordo estão concluídas

6 – Obras nos Centros de Saúde
Na reunião de 26/06/2020, requeremos informação sobre a Reabertura das Unidades de Saúde do Concelho.
Passados 3 meses perguntamos
⦁ Se alguma das Unidades de Saúde do Concelho ainda não reabriu
⦁ Quais são as Unidades de Saúde onde vão ser executadas obras de adaptação interior para cumprimento das normas sanitárias devidas à COVID-19
⦁ Se nalgumas, e quais, Unidades de Saúde vão ser instalados espaços móveis no exterior para espera dos Utentes”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt