Amigos da Montanha organizam os Campeonatos Nacionais de Distância Média e Estafetas de Orientação em BTT

A disputa dos Campeonatos Nacionais de Orientação em OriBTT continua a 18 de outubro, em Barcelos. Depois do Campeonato Nacional de Sprint, realizado no passado dia 19 na Figueira da Foz, cabe, agora, aos Amigos da Montanha (AM) organizar os Campeonatos Nacionais de Distância Média e Estafetas.

Os AM têm já uma grande e profícua experiência na organização de eventos de OriBTT, nos concelhos de Barcelos e Esposende. A competência que é reconhecida por todos, quer na montagem da festa, quer na preparação de percursos desafiantes têm trazido muitos atletas às suas organizações.
A última organização da Associação de Barcelinhos em OriBTT aconteceu em 2019, em Esposende: os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e Estafetas. Os comentários então proferidos pelos atletas foram muito positivos, quer em relação à organização, quer em termos da qualidade dos percursos. É essa experiência que dá confiança que os AM serão capazes, uma vez mais, de proporcionar uma bela jornada de OriBTT, apesar das restrições do contexto atual. Dadas as grandes dimensões do mapa, foi escolhida uma área menos difícil em termos físicos, com menores declives, ainda que eles estejam sempre presentes. Por isso se prevê, durante a manhã, uma prova de distância média relativamente rápida, o que também beneficiará os atletas que se apresentarão mais frescos na prova de Estafetas, a realizar durante a tarde. É já conhecido que o mapa escolhido apresenta uma boa rede de caminhos, proporcionando diversas opções de percursos. Independentemente da meteorologia que se vier a registar, o organização conta que os caminhos manterão boa transitabilidade, apesar de haver em determinados troços alguns restos resultantes das atividades de exploração florestal, que se refletem na classificação que foi atribuída aos caminhos. O Centro do Evento será em Vilar do Monte, Barcelos.
Considerando a situação sanitária que vivemos, é solicitado a todos os participantes o cumprimento das regras definidas para a competição e as normas da DGS, nomeadamente as mais simples e importantes: distanciamento social e utilização de máscaras sempre que estiverem nas áreas de apoio à prova: arena, partida, chegada e parque de estacionamento.

Programa da prova – dia 18 de outubro:

Distância Média, Vilar do Monte – BARCELOS
09h30 – Início das Partidas do Campeonato Nacional Distância Média

Estafetas, Vilar do Monte – BARCELOS
13h15 Explicação/Demonstração da transição das equipas
13h30 Início das Partidas do Campeonato Nacional Estafetas

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt