“Pão Nosso” do Teatro de Balugas selecionado para o Festival Ibérico de Teatro Amateur

Os espetáculos “Pão Nosso” do Teatro de Balugas e “A importância de se chamar Ernesto” da Retorta Teatro foram as peças selecionadas para representar Portugal na sétima edição do Festival Ibérico de Teatro Amateur, que se realiza de 16 a 18 de outubro de 2020. O certame realiza-se de dois em dois anos, alternando entre Espanha e Portugal. A edição de 2020 decorrerá em Mérida e La Garrovilla, numa organização conjunta da Federación de Asociaciones de Teatro de Extremadura, da Escenamateur – Confederación Española de Teatro Amateur e da Federação Portuguesa de Teatro.

Devido à situação pandémica atual, os espetáculos portugueses serão transmitidos online e, no final, as companhias estarão também online em conversa com o público.

O espetáculo “Pão Nosso” foi o vencedor, este ano, do Concurso Nacional de Teatro onde foi distinguido com o Prémio Ruy de Carvalho para Melhor Espetáculo, recebendo ainda o Prémio de Melhor Cenografia, como foi um dos três espetáculos finalistas nomeados para Melhor Espetáculo Internacional nos prémios ESCENAMATEUR “Juan Mayorga” de las Artes Escénicas 2020, em Espanha.
Esta produção do Teatro de Balugas resulta de uma residência artística de teatro comunitário que foi premiada pelo Programa de Apoio ao Associativismo da Fundação INATEL, tendo a peça arrecadado o prémio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Barcelos em 2018, bem como os prémios de Melhor Cenário, Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação Cénica e Melhor Guarda-Roupa. Em 2019, a peça de teatro foi selecionada para apresentação no Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA, em Espanha.

Cávado frm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt