PSD exige a manutenção das especialidades e serviços recentemente suspensos

Em nota enviada à nossa redação, o PSD Barcelos exige a manutenção das especialidades e reposição de serviços suspensos. Leia o comunicado na íntegra:
“Qvo Vadis Hospital de Barcelos?

O PSD exige a manutenção das especialidades e a reposição dos serviços recentemente suspensos

Nos últimos tempos, o Hospital de Barcelos tem vindo perder valências e diferenciação. Depois do encerramento, em 2006, da maternidade (em troca da falsa promessa de construção de um novo Hospital), em 2018 foi encerrado o Hospital de dia oncológico. Com o encerramento desta valência, centenas de doentes oncológicos deixaram de ter apoio no seu hospital e passaram a ser reencaminhados para Braga.

Já em 2020, foi encerrado o Serviço de Urgência noturno de Pediatria, obrigando os Barcelenses a deslocarem-se para Braga sempre que, a meio da noite, um dos seus filhos necessite de cuidados médicos.

Mais recentemente, há cerca de um mês, encerrou-se o internamento de Pediatria. Este encerramento, feito com o argumento de resposta à pandemia, é uma tremenda machadada no Hospital de Barcelos. É inaceitável que num momento de maior fragilidade, no momento em que os Barcelenses mais necessitam dos cuidados do seu Hospital, se estejam a encerrar Serviços.

Estes encerramentos foram confirmados em reunião do PSD Barcelos, no passado dia 27 de Novembro, com o Conselho de Administração do Hospital de Barcelos. Se assim continuar, em pouco tempo não será necessário Novo Edifício. O que sobrar do Hospital, não vai justificar esse investimento.

O PSD de Barcelos não aceitará este encerramento de valências. Dispor de um hospital capaz, dotado das valências necessárias às suas populações, é um elemento de fulcral importância para o desenvolvimento social e económico do nosso Concelho. As famílias querem segurança, querem serviços públicos que lhes possam acudir em caso de necessidade e, não dispondo desses serviços em Barcelos, optarão, naturalmente, por se sedearem em outros concelhos.

Mais: entendemos que o Hospital deve ser dotado de novas valências, adequadas às necessidades em saúde das populações de Barcelos e Esposende. Algumas, já previstas nas redes de referenciação da tutela (Medicina física e reabilitação, Reumatologia, Dermatologia e Imunoalergologia) e outras que, mesmo não estando previstas, são fundamentais para o cumprimento da missão deste Hospital (designadamente Gastroenterologia, Nefrologia e Neurologia).

O PSD de Barcelos endereçará, por isso, à Sr. Ministra da Saúde as seguintes questões:

– Em que data se prevê a reabertura do Hospital de dia oncológico, da urgência pediátrica noturna e do internamento de Pediatria do Hospital de Barcelos? O Governo garantirá os recursos necessários à manutenção destes serviços em Barcelos?

– Em 23/12/2019, informou o gabinete da Sr.ª Ministra que os trabalhos de preparação do perfil funcional do novo Hospital já se encontravam em preparação. Que ponto de situação podemos fazer desses trabalhos? Esse perfil funcional está concluído?

– Estando, ou não, concluídos esses trabalhos, a Sr.ª Ministra tem disponibilidade para incluir as valências suprarreferidas no âmbito do perfil funcional do novo hospital de Barcelos, indo assim ao encontro dos anseios e necessidades das nossas populações?

Desta carta será dado conhecimento ao executivo da Câmara Municipal de Barcelos, instando-o a juntar-se ao PSD no veemente repúdio deste encerramento de valências.”

Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt