Mário Constantino diz que Barcelos “vive nas trevas” sob a liderança do PS

Mário Constantino apresentou oficialmente a sua candidatura à Câmara Municipal de Barcelos.

O evento decorreu através de conferência de imprensa esta segunda feira no Hotel Bagoeira .

Mário Constantino foi uma escolha do Partido Nacional, contrariando a decisão da concelhia que havia escolhido o empresário Barcelense João Sousa.

O PSD vai concorrer às eleições autárquicas em coligação com o movimento independente ” Barcelos Terra de Futuro” , liderado por Domingos Pereira.

Leia na íntegra o discurso de Mário Constantino:

“Caros Barcelenses”

Daqui a mais ou menos 6 meses vamos ser chamados a eleger o próximo Presidente da Câmara de Barcelos, que dirigirá os destinos do nosso concelho nos próximos quatro anos.
Trata-se de um momento muito importante que convoca os barcelenses a refletirem, a avaliarem o trabalho desenvolvido pelo executivo socialista e a fazerem a melhor escolha para quem querem ter à frente do Município Barcelense.
Eu fui designado pelo PSD – Partido Social Democrata como candidato a Presidente da Câmara.
Trata-se de um desafio que muito me honra e orgulha e que encaro com espírito de missão, pois esta é uma candidatura alicerçada num projeto e não numa mera lógica de poder.
Todos nós Barcelenses temos consciência de que Barcelos parou no tempo, estagnou e viveu nas trevas ao longo de 12 intermináveis anos, pelo que urge apelar ao espírito resiliente, guerreiro e empreendedor dos homens e mulheres deste concelho e criar um movimento de esperança que recupere o orgulho, o brio e a honra dos barcelenses.
Esta é uma oportunidade única de mudar radicalmente a face da política concelhia e tornar Barcelos um concelho mais justo e equitativo, mais moderno e competitivo, mais atrativo e ambicioso.
Não estou sozinho neste percurso e conto associar a esta candidatura, que lidero, as melhores equipas e as pessoas mais capazes para desenvolver o projeto que tenho para Barcelos.
Aliás, hoje mais do que nunca (2017), a minha proposta para Barcelos e a nossa candidatura fazem muito mais sentido, porque, como facilmente se constata, todas as ideias que apresentamos continuam válidas, continuamos a pugnar pela estabilidade, pela credibilidade, pela inovação e pela ambição de um concelho Mais desenvolvido.
É nessa qualidade de candidato a Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, que me apresento aos Barcelenses.
Mais importante do que falar-vos do meu currículo, é poder falar-vos de coração aberto e dizer-vos o que penso sobre a forma como deve ser, verdadeiramente, uma gestão autárquica.  É ter a oportunidade de dar a conhecer o MEU PROJETO e a forma como me proponho concretizá-lo quando estiver á frente dos destinos da Câmara Municipal de Barcelos.
Antes, terei de fazer um resumo do que se passou nos últimos doze anos e, mesmo que não quisesse, tal resumo teria de ser pequeno, pois não há quase nada para dizer, já que o atual executivo Camarário não cumpriu a palavra dada e gorou todas as expectativas.
Os atuais responsáveis políticos, em vez de pensarem em Barcelos, pensaram apenas no seu poder pessoal, envolveram-se em trapalhadas atrás de trapalhadas, o que não dignifica nada nem ninguém e, sobretudo, arrasta o nome de BARCELOS para o domínio da fofoca e do diz-que-disse. Para além disso, tiveram uma gestão errática e demonstraram falta de preparação, de estratégia e de visão para aproveitar as potencialidades da nossa terra e a criatividade, empenho e energia das nossas gentes.
É inaceitável que o executivo socialista, ao fim de 12 anos, ainda não tenha resolvido o “Dossier da concessão da água e saneamento” com os prejuízos que dai advirão para os cofres do município. É ainda inadmissível que o executivo socialista não tenha conseguido captar investimento (sobretudo fundos comunitários) para as obras estruturantes e decisivas para o desenvolvimento de Barcelos, não tendo conseguindo ombrear com os municípios vizinhos e ficando muito aquém da pujança dos empreendedores e das empresas Barcelenses, no que concerne ao aproveitamento de fundos comunitários.
Não me revejo minimamente nesta forma de fazer política.
Sou dos que, como vós, estou farto desta “política”, destas politiquices e destes políticos.
Por isso aceitei este desafio, porque acredito que ainda é possível fazer política pela positiva, com e para as pessoas e não usando as pessoas, para os Barcelenses e não em nome de interesses próprios e inconfessáveis.
É urgente que Barcelos volte a ter um Presidente de Câmara liderante, com ideias novas, que imprima uma dinâmica jovem, que atraia investimento, que promova parcerias com os nossos empresários, com os Estabelecimento de Ensino Superior, com as nossas coletividades, com as nossas associações, mas, essencialmente, que faça os Barcelenses participarem de forma ativa na gestão camarária, que abra a câmara às pessoas.
Eu, com toda a humildade, mas também com a maior coragem, vontade e determinação, quero dizer-vos que estou pronto para assumir as minhas responsabilidades e que conto com os Barcelenses para a mudança que urge fazer para tornar Barcelos um concelho ativo, inovador, empreendedor, competitivo e, simultaneamente, solidário, justo, amigo e humano onde se dê especial atenção às pessoas e às suas reais necessidades.
Para concluir queria evidenciar a frase do nosso grande poeta Fernando Pessoa “O Homem é do tamanho dos seus sonhos”.
O meu sonho, o nosso sonho é enorme!…
Teremos que nos agigantar para poder concretizar o nosso sonho para Barcelos.
Sonhamos com uma cidade, um concelho que abraça o rio Cávado e faz dele a alavanca para o desenvolvimento, o motor para eixos de intervenção prioritários nas áreas do ambiente, do turismo, do desporto, da educação, da coesão territorial e sobretudo na afirmação de uma identidade e na aposta numa melhor qualidade de vida.
Sonhamos que em Barcelos haja mais estabilidade, mais investimento, mais inovação, mais criatividade, mais empreendedorismo, mais desenvolvimento, mais sustentabilidade, mais justiça social, mais transparência, mais qualidade de vida e sobretudo mais atenção e mais cuidado com as pessoas.
Para atingir estes objetivos é preciso ter bem definidas as opções estratégicas, ter visão para além do que a vista alcança, apostar na qualidade e diversidade e ser exigente nos resultados e compromissos que nos propomos.
Barcelos precisa de uma governação mais capaz e eficiente, que atenda às reais necessidades dos Barcelenses e que rasgue horizontes que permitam projetar Barcelos para estádios de desenvolvimento superiores.
Faltam obras estruturantes e uma politica de proximidade e focada nas pessoas.
Obras estruturantes como: a construção do novo Hospital, a conclusão da circular Urbana, a supressão das passagens de nível dentro do perímetro urbano, as margens ribeirinhas com parques de lazer e desportivos, a ligação da central de camionagem ao centro da cidade (pedonal e rodoviária), um novo acesso á autoestrada.
Também temos os problemas do trânsito e do estacionamento na cidade e em Arcozelo, a falta de investimentos estruturantes nas freguesias, a discricionariedade na atribuição de subsídios que não permite promover a coesão e o desenvolvimento integral do concelho, a conservação e recuperação da rede viária, a criação de percursos pedestres na natureza aproveitando os rios que atravessam o concelho e os sítios e monumentos com que fomos bafejados, apostas de forma séria e consistente nos caminhos de santiago que poderão constituir-se como uma mola de desenvolvimento turístico, etc.
No que se refere à atenção a ter com os cidadãos, recordamos a necessidade de implementar:
A redução da percentagem do IRS que cabe ao município, o IMI familiar, a criação da atratividade fiscal para a implementação de empresas em setores estratégicos que permitam a criação de emprego e o investimento potenciador de crescimento e desenvolvimento, o reforço das bolsas de estudo para chegar a mais estudantes, politicas ativas de emprego nomeadamente na potenciação do 1º emprego através da aposta no empreendedorismo, uma atenção especial para os mais velhos com medidas de combate ao isolamento e de promoção de um envelhecimento ativo.
Temos que apostar na inovação e na criatividade.
Queremos ousar e dar aos Jovens Barcelenses mais futuro, mais confiança, e reais condições para se fixarem, crescerem e ajudarem a desenvolver e terem orgulho do nosso concelho.
Por isso, iremos apresentar um programa inovador e auspicioso, aberto à iniciativa privada, mas também com enfoque no investimento público, no desenvolvimento turístico e captação de investimento com vista à criação de riqueza. As nossas ideias, propostas e projetos têm como pano de fundo pensar o território com visão de futuro, aproveitar as imensas potencialidades que o concelho oferece e sobretudo valorizar a centralidade, as riquezas naturais, patrimoniais, arquitetónicas, culturais e essencialmente a qualidade e juventude da população Barcelense para afirmar o concelho no panorama regional e nacional.
Todos unidos à volta desta candidatura vamos conseguir marcar a diferença e agarrar o futuro, construindo um município com as pessoas e para as pessoas.
Este é um projeto inclusivo, queremos congregar o apoio de todos os barcelenses, independentemente das suas convicções ideológicas.
Aquilo que desejamos é que os barcelenses apresentem e discutam as suas ideias, a sua cidade.

Por tudo isto eu acredito que vamos ganhar as próximas eleições.
Viva Barcelos
Viva o PSD”