Município de Barcelos cria dois novos abrigos para controlar colónias de gatos

São dois os novos abrigos criados para acolher os gatos abandonados no concelho de Barcelos, com o objetivo de controlar esta população e garantir o bem-estar animal. Esta medida, que facilita a captura dos gatos para esterilização e integra a política do Município de controlo das colónias de gatos existentes, faz parte do acordo de colaboração entre o Município de Barcelos e a Strettdogs – Associação de Proteção Animal.
O acordo prevê que o Município de Barcelos cumpra os objetivos de aplicação de um programa de esterilização para animais errantes, de programas de captura, esterilização e devolução de gatos silvestres e assilvestrados aos locais de origem, vulgarmente designados por Programas CED (capturar, esterilizar e devolver), e, desta forma, controlar as colónias de gatos e reduzir a população felina silvestre, através de um método ético e eficaz.

Assim, ontem,o Município inaugurou dois novos abrigos para as colónias de gatos.
Cada colónia terá um conjunto de responsáveis, que irão zelar pela qualidade do bem-estar animal. O primeiro abrigo situa-se na Urbanização S.José, numa colónia com 10 gatos e tem como responsável os cuidadores Joana, André, Graça, Filomena e Ana; o segundo abrigo situa-se em Tamel S.Veríssimo, numa colónia com 15 gatos e tem como responsável a cuidadora Cândida, ambos voluntários na Streetdogs.
Estes abrigos situam-se em áreas devidamente especificadas e que não ponham em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens.
Com estes, são já quatro os abrigos colocados no nosso Concelho. O ano passado foram colocados dois (um na EMEC em Abade de Neiva e outro na Quinta do Aparício), num projeto piloto que se revelou um sucesso.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt