Assinatura Protocolar do projeto de combate ao analfabetismo em Arcozelo

Foi formalizada, no salão nobre da Junta de Freguesia de Arcozelo – Barcelos, a constituição do Conselho de Instituições Promotoras (CIP) do projeto “Percursos de Cidadania”. A cerimónia, realizada, hoje, dia 11 de maio, contou com a presença dos representantes de doze instituições de referência, que marcaram presença no referido Conselho: Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, APAC – Asosciação de Pais e Amigos de Crianças, APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Aprendências, Centro de Emprego de Barcelos, Centro Qualifica Kerigma, Centro Social e Paroquial de Arcozelo, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Barcelos, IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Instituto Renascer – Associação de Desenvolvimento Social, Junta de Freguesia de Arcozelo, KERIGMA – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos, e Santa Casa de Misericórdia de Barcelos.

Após a leitura e assinatura do Protocolo de Colaboração do Projeto “Percursos de Cidadania – Alfabetização Solidária e Literacias de Adultos de Barcelos, usaram da palavra alguns dos representantes das instituições que integram o CIP.
Armando Loureiro da APEFA congratulou-se pela boa representatividade de instituições nesta sessão protocolar. Afirmou ainda estarem reunidas as condições para o Conselho de Instituições Promotoras unir esforços e, de uma forma efetivamente agregada e colaborativa, assumir uma governança partilhada para a operacionalização do projeto “Percursos de Cidadania”, já iniciado na localidade de Arcozelo, com as Oficinas de Alfabetização e Literacias de Adultos.

Armando Santos, diretor do centro de Emprego de Barcelos destacou o papel da APEFA desde a sua génese. O projeto “Percursos de Cidadania” veio colmatar uma lacuna existente no IEFP, relativa às baixas literacias e ao analfabetismo, bem presente no elevado número de utentes que muitas vezes se veem impedidos de integrar a formação disponibilizada pelo Centro de Emprego.
O presidente da Junta de Freguesia, José Monteiro da Silva, encerrou a sessão, mostrando-se muito sensibilizado e confiante quanto ao sucesso do “Percursos de Cidadania”, dada a sua implementação efetiva nesta localidade, mas principalmente devido ao número elevado de entidades de referência concelhia que aderiram a este projeto, mostrando-se disponível e empenhado na sua execução.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt