Biblioteca Digital do Cávado disponível este ano

Ainda este ano estará disponível a Biblioteca Digital do Cávado. A AquaLibri é um projeto desenvolvido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA), no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado).
Além de Barcelos, a Biblioteca Digital do Cávado irá contar com obras identitárias dos concelhos de Amares, Braga, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro, por forma a tornar-se um grande repositório de documentação regional, que espelhe os municípios do Cávado nas suas mais variadas vertentes, desde a história ao património, da natureza à geografia e da cultura à sociedade.

De Barcelos, a AquaLibri será apetrechada com uma valiosa coleção de jornais e outras publicações do século XIX e início do século XX, dos quais se destaca “O Ecco de Barcellos”, o “Barcellense”, a “Folha da Manhã” e “O Commercio de Barcellos”. A Biblioteca Digital irá contar, também, com um conjunto de monografias que integram o espólio da Barceliana, num total de 30 títulos e 16.800 páginas que passarão a estar disponíveis não apenas em formato físico, mas de forma digital e acessível em qualquer parte do Mundo.
Os documentos de todos os municípios foram já enviados para a entidade que tratará da digitalização, prevendo-se que ainda este ano a Biblioteca Digital fique operacional.
A AquaLibri irá permitir a manipulação de textos, nomeadamente pesquisar dentro de cada documento, copiar palavras ou frases e também imprimir.

Ferramenta convida à colaboração dos cidadãos

A Biblioteca Digital é também um projeto participativo, que pretende estimular a colaboração dos cidadãos, dando-lhes a possibilidade de envio de imagens, documentos de família e outros recursos de informação que possam contribuir para o enriquecimento da Biblioteca Digital.
A AquaLibri foi financiada pelo programa PADES, da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB). O projeto foi criado em 2018, mas a sua execução acabou adiada devido à pandemia.
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt