A Câmara Municipal de Barcelos, em nota enviada às redações, informou que notificou as empresas ABB, Plainwater, Hidurbe e Águas de Barcelos e o acionista Gaspar Borges para assinarem o contrato prometido em 19 de maio de 2017, de cessão de quotas e créditos da empresa Águas de Barcelos a favor do Município.
Na presença do notário, Gaspar Borges e a empresa ABB recusaram-se a assinar o referido documento com a argumentação de que não concordavam com a minuta, que o prazo estava passado e a falta do visto do Tribunal de Contas.
Os demais intervenientes no acordo estiveram presentes no ato para o assinarem, só não o tendo feito porque era condição contratual prévia a transmissão das ações por parte da ABB e de Gaspar Borges.
O contrato assinado em 2017 foi sendo aditado na sua vigência através de sucessivas prorrogações, uma vez que se estava a aguardar a aprovação do reequilíbrio económico e financeiro por parte do sindicato bancário da concessionária.
A Assembleia Municipal de Barcelos já havia aprovado oportunamente o financiamento bancário municipal para a concretização desta operação.
Perante o incumprimento verificado, a Câmara Municipal fecha o comunicado dizendo que “vai ponderar todas as medidas a adotar, no sentido de preservar o superior interesse de Barcelos e dos barcelenses.”
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt