Francisco Assis no IPCA para falar do Modelo Social Europeu na inauguração do Europe Direct Minho

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai inaugurar, no dia 22 de junho, pelas 9h30, o espaço Europe Direct Minho, que ficará instalado no Campus de Barcelos até 2025. A cerimónia, que decorrerá em formato online e presencial, incluirá um debate com as presenças de Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, do eurodeputado José Manuel Fernandes e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Com o debate, intitulado “O início do Modelo Social Europeu? O Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, moderado pelo diretor do jornal Correio do Minho, Paulo Monteiro, o IPCA, pretende promover uma reflexão sobre a exequibilidade de um modelo social para a União Europeia (UE) e a importância da implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais para reduzir as assimetrias sociais e económicas da União Europeia, ainda num contexto da presidência portuguesa do Conselho da UE.

Antes do debate a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e a coordenadora do Europe Direct Minho, Alzira Costa, irão apresentar a missão e funções deste serviço, que sucede ao antigo Centro de Informação Europe Direct (CIED).

A inauguração do Europe Direct Minho num edifício do Campus do IPCA acontece depois de, recentemente, ter sido aprovada a candidatura apresentada pelo Instituto Politécnico para acolher este serviço no período 2021-2025.

Os Europe Direct correspondem a uma nova geração dos Centros de Informação Europe Direct (CIED), que têm como principal objetivo promover a aproximação da União Europeia (UE) aos cidadãos, designadamente através da organização de atividades informativas e participativas.

Neste contexto, o Europe Direct Minho vai fornecer informações sobre as competências, políticas e prioridades da UE, através da organização de eventos, seminários e outras ações de interação com os cidadãos, seja presencialmente ou por via online.

Entre as suas inúmeras funções, fornecerá regularmente aos órgãos de comunicação social e aos multiplicadores locais (influenciadores das redes sociais, bloguistas, etc.) informações e conteúdos relevantes sobre a UE.

A ação do Europe Direct Minho vai passar, ainda, pelo envio à Comissão Europeia de informações relevantes sobre temáticas sensíveis a nível local e pela colaboração com escolas da região para a divulgação de material didático acerca da UE.

O Europe Direct Minho será um espaço aberto ao público e disponível para responder a questões ou a pedidos individuais de reuniões, bem como encaminhar os cidadãos para as redes da UE apropriadas (ou para o Centro de Contacto Europe Direct). Será, igualmente, ativo nas redes sociais, promovendo a interação com o público.

Para participar no debate deve efetuar a inscrição em https://bit.ly/europeminho.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt