O Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, vai visitar na próxima segunda-feira, às 11h30, o Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos. É a primeira de uma série de visitas, neste mandato, a hospitais ou centros de saúde onde os serviços de psicologia funcionam de forma autónoma.
Esta devia ser uma realidade já a funcionar em todo o país, mas mais de três anos depois do despacho do governo que determina a autonomia dos serviços de psicologia, ainda nem todas as instituições hospitalares cumprem.
A criação de serviços de psicologia autónomos foi determinada em 2017 num despacho do então Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Manuel Ferreira Araújo (despacho n.º 11347/2017). Este modelo organizativo gere e evita o conflito de interesses em relação a outros serviços e departamentos. Garante ainda uma distribuição e utilização equitativa e racional dos recursos de psicologia pelos diferentes domínios de intervenção, de acordo com as necessidades e direitos dos cidadãos.
Uma outra necessidade, contemplada no despacho, e que continua por resolver é o reforço do número de psicólogos na saúde. O Parlamento aprovou, no passado dia 6 de maio, uma resolução que recomenda ao governo o reforço das respostas e das estratégias para a área da saúde mental.
A realidade dos psicólogos que trabalham, tanto nos Cuidados Hospitalares como nos Cuidados Primários, é que são muito poucos face às necessidades. O último número conhecido é de 250 psicólogos para os Cuidados Primários em Portugal Continental.
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt