A Câmara Municipal de Barcelos decidiu adiar para o próximo mês de setembro a realização da 38.ª Mostra Nacional de Artesanato, dadas as reservas levantadas pela Delegação de Saúde quanto à segurança necessária à realização do evento.
A Mostra estava prevista para se realizar entre 30 de julho e 8 de agosto, tendo os serviços municipais organizado o evento dentro de todas as normas e orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde, e apresentado o plano de contingência, respetivas plantas e sinalização.
Por via disso, o modelo da Mostra deste ano seria mais simplificado, sem a componente alimentação e animação nos moldes dos anos anteriores, adaptando-se às exigências sanitárias impostas no âmbito da pandemia. Aliás, a própria disposição dos stands e os circuitos de mobilidade foram redimensionados e adaptados a um circuito de sentido único, facto que levou a uma forte alteração do conceito do evento.
Contudo, face à progressão da pandemia no concelho de Barcelos, estando este em risco elevado de contágio e às reservas manifestadas pela Delegação, a Câmara Municipal decidiu adiar a realização da 38.ª edição da Mostra para os dias 10 a 19 de setembro próximos.
Com esta nova data, ficam salvaguardadas melhores condições para o restabelecimento de todas as dinâmicas geradas por este importante evento cultural que tem por missão, para além da divulgação e preservação das artes e ofícios, privilegiar a proximidade entre artesãos e visitantes.
Depois de um ano de interregno – o primeiro na história do certame – por força da crise pandémica, a 38.ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos voltará em setembro, embora diferente, mas para garantir a segurança sanitária de artesãos e visitantes.
Fonte: CMB
Foto: DR
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt