Ambiente e Rio Cávado são uma prioridade para Horácio Barra

O rio Cávado, considerado por Horácio Barra a “jóia de Barcelos”, está no centro das preocupações ambientais do candidato do PS à Câmara Municipal de Barcelos. Numa visita à freguesia de Mariz, a comitiva socialista embarcou numa viagem pelo rio, passando por vários açudes, em Mariz e Perelhal. Horácio Barra aproveitou o momento para elencar medidas fundamentais para “tornar o rio navegável”, como forma de o valorizar. Destacou, também, que o Cávado deve ser olhado de uma “perspetiva potenciadora”, como um recurso que “exige cuidado e a presença dos cidadãos para que se torne uma área de lazer”. 

“As preocupações ambientais presentes na minha candidatura são fundamentais”, adiantou, defendendo, ainda, a necessidade de uma despoluição do rio e da intervenção permanente quer da Câmara Municipal, quer das juntas de freguesia, perante a situação do Cávado.

Horácio Barra revelou algumas das intervenções  que integram o seu programa na área ambiental, que considera prioritária. “As alterações climáticas e os seus efeitos são já uma realidade no Mundo e em Portugal, e Barcelos tem também um papel a desempenhar, não apenas para reduzir a pegada ecológica, mas também para defender as suas áreas naturais e proporcionar mais e melhor qualidade ambiental”, defendeu.

No comunicado enviado às redações, o candidato à Câmara municipal de Barcelos, refere que “Entre as medidas que assumirá, destaque para a recuperação ambiental de zonas que necessitam de intervenção; a criação de novas zonas de lazer, a concretização do eco-parque de Areias e lagoas de Caíde  e ribeirinhas e a implementação de um plano municipal de redução da emissão de carbono no concelho. Serão, também, realizadas obras de beneficiação energética nos bairros sociais e edifícios e equipamentos municipais, além de implementadas outras melhorias em termos de eficiência energética.”

A aposta de Horácio Barra nas políticas ambientais passará, ainda, pela concretização de programas de sensibilização e educação ambiental, com campanhas de comunicação na via pública e nos suportes digitais do Município, e pela melhoria das condições para separação do lixo e resíduos orgânicos.

Fonte e foto: PS Barcelos

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt