Hospital de Barcelos celebra o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

«Não Deixe Ninguém para Trás» é o tema adotado para celebrar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, agendado para 9 de outubro, mas lembrado durante toda a semana, de 11 a 15 de outubro.
No HSMM EPE – Barcelos, a EIHSCP (Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos), cuja constituição teve início em 2015, tem por finalidade prestar aconselhamento diferenciado, em cuidados paliativos, aos doentes internados em estado avançado ou terminal, prestando ainda apoio em consulta externa.
É uma equipa multidisciplinar composta por dois médicos, dois enfermeiros, uma assistente social, uma psicóloga e um assistente espiritual.
Só no âmbito da consulta externa, esta EIHCSP atendeu, em 2020: 82 primeiras consultas e 265 consultas subsequentes, totalizando 347 consultas a 136 Doentes.
Ao longo dos anos tem aumentado exponencialmente o número de pedidos de colaboração e de consulta para posterior seguimento.
E porque os cuidados paliativos não se encerram com a morte do doente, foi criada recentemente uma consulta de luto para apoiar os mais próximos, face à perda sentida.
Desde 2018 que a EIHSCP do HSMM EPE – Barcelos celebra o «Dia Mundial dos Cuidados Paliativos», visando não apenas assinalar o Dia, mas também reforçar a relevância que os cuidados paliativos assumem, através de várias atividades que envolvem os profissionais da instituição e a comunidade.

Este ano, o HSMM idealizou a atividade designada por «O Jardim das Borboletas», dado o simbolismo da borboleta associado aos Cuidados Paliativos, contando com o contributo dos colaboradores do Hospital para ilustrar o momento que se pretende celebrar.

Fonte: HSMM