Exposição sobre Amália Rodrigues na Misericórdia de Barcelos

A exposição itinerante “Sejas Bem-vinda Amália” está patente, desde o final da tarde desta sexta-feira, no Auditório da Misericórdia de Barcelos. A inauguração contou com a atuação da fadista barcelense Carla Cortez, acompanhada por Rui Beirão, na guitarra portuguesa, e José Saraiva, na viola de fado.
Admiradores e fãs de Amália Rodrigues, bem como colaboradores e Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) marcaram presença, esta sexta-feira, na inauguração da exposição itinerante “Bem-Vindas Sejas Amália”.

Num “tributo às vertentes mais públicas da personalidade de Amália”, proporcionando, a par disso, “um conhecimento mais profundo daquilo que foram dimensões menos conhecidas […] de alguém verdadeiramente global”, a exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália” está patente, até 14 de novembro, no Auditório da Misericórdia de Barcelos. Os visitantes podem apreciar fotografias e registos audiovisuais, excertos de recortes da imprensa, três esculturas com fotos de Amália e manuscritos dos seus poemas e até uma recriação do seu camarim, com objetos que Amália levava consigo para as atuações.
“Não apenas a dimensão cultural, que é naturalmente uma obrigação da Santa Casa, sai reforçada por uma exposição com estas características, mas realçar também aquilo que é uma das Obras de Misericórdia, que passa por ensinar. Ensinar é também dar a conhecer e, neste caso, dar a conhecer alguém que foi muito importante para Portugal, para a Língua Portuguesa, para o Fado”, explicou Nuno Reis, provedor da Misericórdia de Barcelos.
O responsável salientou ainda a “confiança que a Fundação Amália Rodrigues depositou na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos para trazer[mos] a esta região uma exposição evocativa dos 100 anos de nascimento desta grande artista”.

Presente na sessão inaugural, Vicente Rodrigues, presidente do conselho de administração da Fundação Amália Rodrigues, deu conta da intenção de “celebrar este centenário pelo país”, numa espécie de digressão. “São as localidades que estão a dizer-lhe “Bem-vinda sejas Amália, bem-vinda até nós”. Portanto, quisemos que Amália fosse novamente junto dos seus admiradores, junto dos seus fãs, que estão por todo o lado”, explicou.

Visitas até 14 de novembro

“Presença portuguesa fortíssima no mundo”, Amália Rodrigues é, ainda hoje, “personalidade ímpar” reconhecida. Muitos foram os que cresceram, viveram e conviveram ao som da fadista. Também por isso, a exposição contará com visitas especiais de utentes das estruturas residenciais para pessoas idosas da Santa Casa, “que ainda são da geração de Amália, que a conheceram”, mas também de crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância.
A exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália” está integrada no programa nacional de Comemorações do centenário do nascimento da fadista e integra igualmente o programa comemorativo do 522.º aniversário da SCMB. Poderá ser visitada todos os dias, de segunda-feira a domingo, entre as 10h00 e as 19h00, até 14 de novembro. As visitas podem ser agendas através do e-mail [email protected] ou 253 802 270.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt