Associação Social de Pereira inaugurou Berçário e Creche

“As associações de cariz social são, cada vez mais, parceiros essenciais para a coesão social. As respostas que dão com as creches e lares de idosos são de primordial importância nas políticas de proteção aos mais frágeis, pelo que podem contar sempre com o Município para ser parceiro nestas realizações. Em nome dos barcelenses, o nosso agradecimento pela concretização desta excelente obra social”. Foi desta forma que ontem (domingo) o autarca da câmara de Barcelos, Mário Constantino, acompanhado por todo o Executivo Municipal, respondeu à presidente da Associação Social de Pereira, Rute Sousa, aquando da inauguração das instalações das valências de Berçário e Creche, na freguesia de Pereira.
Rute Sousa mostrou “orgulho e satisfação” por estar a inaugurar uma obra depois de “dois anos de muito trabalho, de muita preocupação”, sublinhando, todavia, que tudo valeu a pena, porque “é gratificante olhar para trás e perceber que em dois anos conseguimos idealizar, projetar, edificar e inaugurar uma resposta social tão importante para a comunidade de Pereira e das freguesias próximas. A presidente da instituição acrescentou que a Associação Social de Pereira “não surgiu apenas para ser uma simples IPSS, mas antes para ser uma IPSS de referência em Barcelos, pela qualidade de serviço, pelas repostas sociais de necessidade e acima de tudo pela dedicação ao próximo.
Por seu lado, o presidente da Junta, José Carlos Costa, visivelmente feliz por ver mais uma obra na freguesia, agradeceu a todos os que ajudaram a concretizar este projeto, não esquecendo a ex-vereadora Armandina Saleiro.
Após a bênção da obra pelo padre Tiago Martins de Barros, foi feito um brinde pela passagem do segundo aniversário da Associação

Ampliação e requalificação do edifício custaram 150 mil euros

Situadas no edifício da Sede da Junta de Freguesia, as obras do Berçário e Creche demoraram, desde a ideia inicial até à sua concretização, cerca de dois anos a ficarem prontas. Os trabalhos, cofinanciados pela Junta de Freguesia através do Município, custaram cerca de 150 mil euros. Neste momento, berçário e creche já acolhem vinte e duas crianças (da freguesia de Pereira e freguesias vizinhas), mas o equipamento social tem capacidade para 42 meninos. Nesta altura, ainda é a direção da Associação que assegura os custos que excedem a mensalidade que os pais das crianças pagam. Mas a diretora da instituição avançou que já está em negociação a participação financeira da Segurança Social no copagamento destes serviços.
A Associação Social de Pereira é uma associação sem fins lucrativos de cariz social, cultural e recreativo. Foi criada a 12 de dezembro de 2019 e surgiu da inexistência de repostas sociais capazes de satisfazerem as necessidades da população de Pereira e freguesias circundantes, no que diz respeito à primeira infância e à terceira idade. Pretende ser uma instituição de referência e propõe-se contribuir para a promoção integral de toda a comunidade, cooperando com os serviços competentes ou com as instituições particulares num espírito de solidariedade humana e social.

Fonte: CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt