Festa do Atletismo volta às ruas de Barcelos

A BMcar Meia Maratona de Barcelos, organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, regressou, no último domingo, às ruas da cidade com a sétima edição da prova. E o regresso, depois de dois anos de paragem devido à pandemia, não podia ter acontecido da melhor forma com muita animação no centro da cidade, que acolheu a partida e a meta da prova, mas, também, nas ruas que receberem os três percursos: corridas de 21 e 10km e caminhada de 8km. Foram mais de mil os que se inscreveram para o evento que trouxe, ainda, uma novidade. As corridas de sub-10 e sub-12 conferiram, também, grande animação ao centro do evento. Os mais pequenos deram, de facto, o exemplo da alegria da corrida, fazendo crer que em próximas edições estas serão apostas para fazer crescer. Cada um levou para casa a medalha de finisher da prova com o Galo de Barcelos a servir de símbolo na mesma e um diploma de participação.

No que toca à competição, os colegas de equipa Fábio Oliveira e Susana Godinho foram os vencedores da corrida de 21km da BMcar Meia Maratona de Barcelos. Os dois atletas o CD Feirense terminaram a prova com os tempos de 1:04:34 e 1:15:09, respetivamente.

O pódio masculino foi discutido durante toda a prova pelo atleta feirense, por Paulo Barbosa (S.C. Braga) que gastou mais 17 segundos a terminar a prova e por Rui Teixeira. O atleta Sporting Clube de Portugal, vencedor das últimas edições da meia maratona de Barcelos, fez o registo de 1:05:27.

No setor feminino, Susana Godinho foi acompanhada no pódio por Rafaela Fonseca (Salgueiros), com o registo de 1:15:16 e Carla Martinho (Recreio de Águeda) com 1:15:41.

Na prova de 10km, a vitória no setor masculino foi para Bernardo Rocha com o tempo de 30:43. O segundo lugar do pódio foi preenchido por Luís Mendes, AC Maia (31:08) e João Pedro Almeida Recreio Desportivo de Águeda (31:25) foi terceiro classificado.  Laura Silva (C.D.S. Salvador do Campo) venceu em femininos com o registo de 36:27. Beatriz Rios, do Sporting Clube de Portugal, atleta que se formou na equipa de atletismo formação dos Amigos da Montanha subiu ao segundo lugar do pódio (37:03) que ficou completo com Mafalda Oliveira, do Feirense (39:22).

A BMcar Meia Maratona de Barcelos registou muito público no centro da cidade e nas ruas de Barcelos o que dá sempre muita alegria aos atletas. A ajudar à festa desportiva esteve o evento Olá Primavera, também, organizado pelos Amigos da Montanha que convidava todos os que se deslocaram a Barcelos a participar em muitas atividades de cariz ambiental. Antes da partida, a festa já tinha começado com um aquecimento muito animado, levado ao palco pelo parceiro Maximo Gym. O balanço feito pelos Amigos da Montanha é extremamente positivo. No atletismo, as pessoas ainda não retomaram a prática em pleno depois dos dois anos de paragem devido à pandemia, refere o diretor da prova, Carlos Brito. Mesmo assim, o número de inscritos superou as nossas expectativas, acrescenta. Tanto mais que a Meia Maratona de Braga foi marcada para o mesmo dia da de Barcelos o que acabou por tirar potenciais atletas às duas provas. Em Barcelos “é de registar, sobretudo, a animação sentida e a alegria dos atletas na hora de cruzar a meta. Foram muitas as imagens de famílias que registamos, com alguns elementos a participar numa das provas, outros na caminhada ou nas corridas para crianças, o que responde plenamente aos nossos objetivos para esta atividade, promovendo o deporto para todos em Barcelos e a festa do atletismo”, salienta ainda. “Agradecemos à população a compreensão pelas alterações que necessariamente têm de ser feitas nestes dias. Procuramos informar o mais possível e fizemos alterações na logística da prova para que todas as limitações de trânsito fossem minimizadas”, refere o diretor da prova.

Mais uma vez é de salientar o grande número de voluntários que se junta à organização dos Amigos da Montanha, entre sócios, membros dos órgãos sociais e colaboradores da associação, mas também grupos de alunos e escuteiros, sem os quais não seria possível colocar no terreno uma prova desta dimensão com as melhores condições de segurança e qualidade organizativa.

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt