Casa de Santa Maria, da Misericórdia de Barcelos, reabilitada para alojar estudantes

É assinado quinta-feira, 15 de setembro de 2022, o contrato-programa que formaliza o financiamento do projeto de reabilitação da Casa de Santa Maria, um edifício que remonta ao século XVIII, para
alojamento de estudantes do ensino superior a custos acessíveis. A cerimónia de assinatura decorrerá na Academia de Ciências de Lisboa e contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
Antes da aprovação, este projeto da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), cuja conceção arquitetónica visa a preservação histórica do edificado, foi analisado por um Painel Independente de Alto Nível, entre 134 candidaturas admitidas ao processo de avaliação final.
No âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência –, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, contempla o projeto de reabilitação da Casa de Santa Maria, um edifício devoluto há já alguns anos, com uma verba de €1.404.165 euros, com vista a disponibilizar 43 camas de residência estudantil para estudantes do ensino superior carenciados e deslocados.
O Provedor da SCMB, Nuno Reis, considera que, ao nível do desenvolvimento estratégico-operacional da instituição, se trata de “uma excelente notícia, desde logo pela reabilitação da Casa de Santa Maria, um edifício situado no centro histórico de Barcelos, junto à Torre de Menagem”.

 

Por outro lado, destaca que “este alojamento pode trazer mais pessoas a viver no centro da cidade, o que é de realçar nos tempos que correm”, numa altura em que o preço das casas e das rendas as tende a afastar para a periferia. Nuno Reis destaca ainda que este projeto, além de salvaguardar património antigo, “vai permitir à Santa Casa poder cumprir mais uma das Obras de Misericórdia, dando pousada aos que hoje são também Peregrinos”.

#scmb

 

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt