“240 anos da Banda Musical de Oliveira”

É inaugurada, no próximo sábado, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira”, que vai ficar patente ao público até ao dia 6 de novembro . A iniciativa acontece no âmbito da celebração do Dia Mundial da Música (1 de outubro) e visa assinalar as comemorações dos 240 anos da Banda Musical de Oliveira.
Esta iniciativa, preparada pelos serviços municipais, pretende dar a conhecer o património e história da mais antiga banda barcelense. Para além da fundação, a narrativa expositiva inclui os instrumentos, as partituras, o fardamento, alusão a figuras de relevância para o desenvolvimento da banda, bem como as condecorações e os projetos atuais.
Os instrumentos expostos foram recolhidos pelos elementos da banda para aumentar o seu espólio histórico, demonstrando a importância que dão ao património imaterial e material. A título de curiosidade, e porque é a prova de um período histórico conturbado, destaca-se o Carrilhão de Sinos (com datação provável entre 1939 e 1950).
Atualmente, a Banda Musical de Oliveira é composta por 70 músicos e dirigida pelo maestro Alfredo Macedo.
A sede, para além de funcionar para os ensaios, é também o local da escola de música, onde cerca de 70 alunos têm aulas de formação musical, de vários instrumentos e de orquestra.

Domingo há Encontro de Bandas Filarmónicas
A Exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira” é apenas um dos pontos altos do programa deste evento. Antes da inauguração da Mostra que acontece às 16h15, há um momento musical, sendo que, depois, pelas 17h00, segue-se a realização da Conferência “A importância das Bandas Filarmónicas na Construção da Identidade Cultural das Localidades”, com os oradores: Elisa Lessa e Ricardo Antão, e moderação de Sandra Bastos.
No domingo, 2 de outubro, pelas 9h30 dá-se a receção oficial das Bandas Filarmónicas, Paços do Concelho Encontro de Bandas Filarmónicas, seguida de desfile até ao Campo 5 de Outubro (Jardim Velho), onde depois, pelas 10h30, arranca o Concerto das Bandas Filarmónicas, com a participação da Banda Marcial de Arnoso, da Sociedade Filarmónica de Crestuma e da Banda Musical de Oliveira.
Banda Musical de Oliveira – 240 anos
“A Banda Musical de Oliveira foi fundada em 1782 por António Gomes Ferraz, por ocasião dos festejos organizados para celebrar a conclusão das obras da reconstrução da Igreja Paroquial de Oliveira. Nesse tempo, era pároco da freguesia o padre João Machado da Silva Ribeiro, que promoveu a apresentação da Banda de Música. Após a sua fundação, a Banda Musical de Oliveira esteve sempre em atividade, embora só a 15 de novembro de 1965 tenham sido elaborados os seus estatutos, que a definem como uma a associação cultural, musical, artística e recreativa, inscrita nas Federações de Música e nos organismos oficiais da cultura.
Em janeiro de 1982, comemorou-se o Bicentenário da Banda Musical de Oliveira, sob a regência de Cândido Alberto Capela Bastos, com um vasto programa que incluiu inúmeras atuações que encerraram com uma homenagem ao Fundador. É desde esse ano sócio honorário dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Em 1983, é-lhe atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses a Medalha de Ouro – Serviços distintos. Em 1995, por altura das comemorações do Dia Mundial da Música, em Barcelos, a Banda Musical de Oliveira foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo Português.
Em maio de 2001, a Banda Musical de Oliveira efetuou uma digressão pela Ilha de S. Miguel nos Açores, onde atuou nas Festas do Senhor Santo Cristo. Em 2001 organizou em conjunto com o INATEL um curso de Regentes que decorreu na sua sede.
Em 2002, para comemorar os 220 anos de existência, organizou na cidade de  Barcelos, em conjunto com a Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Minho, a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Oliveira, o II Festival Jovem de Música Filarmónica do Minho.
A 31 de Agosto de 2003 foi-lhe atribuída pela Câmara Municipal de Barcelos a Medalha de Mérito Cidade de Barcelos – Grau Ouro.
Em 2007 comemorou 225 anos ao serviço da Cultura e nesse ano lançou um Cd. Em 2010 participou no Festival da Bandas Filarmónicas ao mais alto nível realizado no Europarque em Santa Maria da Feira. Em 2011 realizou um concerto na Casa da Música no Porto – Integrado nos concertos de Verão.
Em 2012 comemorou os 230 anos da sua fundação e foi homenageada pela Junta de Freguesia de Oliveira.
A Banda Musical de Oliveira tem em funcionamento uma Escola de Música, através da qual presta o ensino da música, a cerca de 70 jovens. Tem ainda um grupo de música de câmara, um grupo de metais, um grupo coral para solenizar missas, um grupo de cantares tradicionais e um grupo de teatro.
A Banda Musical de Oliveira é uma associação dinâmica e em permanente atividade, que trabalha para a formação e bem estar da comunidade e que se orgulha de cumprir a sua missão cultural, musical, artística e recreativa.”

Programa:
1 de outubro | Dia Mundial da Música
16h00| Apontamento Musical // Paços do Concelho
16h15| Inauguração da exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira” // Sala Gótica Paços do Concelho
17h00|Conferência “A importância das Bandas Filarmónicas na Construção da Identidade Cultural das Localidades”. Oradores: Elisa Lessa e Ricardo Antão // Moderação de Sandra Bastos
2 de outubro // Encontro de Bandas Filarmónicas
9h30| Receção oficial das Bandas Filarmónicas // Paços do Concelho
10h00| Desfile das Bandas // Saída dos Paços do Concelho até ao Campo 5 de Outubro ( Jardim Velho)
10h30| Concerto das Bandas Filarmónicas com Banda Marcial de Arnoso, Sociedade Filarmónica de Crestuma e Banda Musical de Oliveira // Campo 5 de Outubro ( Jardim Velho).

#cmb

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt