Salão Nobre dos Paços do Concelho apresenta exposição sobre os 140 anos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos

Integrada no programa das celebrações dos 140 anos de serviço dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, vai ser inaugurada, na próxima sexta-feira, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a exposição “O Bombeiro Figurado”.
Trata-se de uma mostra de peças, complementada com fotografias, da coleção de figurado reunida a partir da segunda metade do século XX, pertencente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade barcelense, composta, entre outras, por peças cerâmicas únicas a ilustrar vários instantes da vida e trabalho dos Bombeiros.
No texto de apresentação desta iniciativa, pode ler-se que “a exposição temporária “O Bombeiro Figurado” pretende dar a conhecer uma breve parte desta história (de 140 anos), através de peças de figurado e fotografias únicas. Ainda podemos descobrir o universo do trabalho e dos seus veículos, assim como da sua antiga banda de música ou de momentos singulares de homenagem”.
Ao percorrer as imagens expostas na exposição, “observamos peças de reconhecidos artesãos da cerâmica figurativa da região, como Rosa Ramalho, Júlia Côta, os irmãos Mistério, Joaquim Esteves, entre muitos outros”. Estes artesãos barristas retratam “de forma única cada figura de barro ao aplicar diferentes cores e detalhes, expressando vários modos de ver o Bombeiro”.
Esta exposição vai estar patente no Salão Nobre dos Paços do Concelho de 6 a 28 de janeiro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 12h e das 14 às 17 horas.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt