ACIBARCELOS, AEVC e Sindicato da Cerâmica chegam a acordo sobre Contrato Coletivo de Trabalho

A ACIBARCELOS – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Barcelos e do Vale do Cávado, a AEVC – Associação empresarial de Viana do castelo e o Sindicato Independente dos Trabalhadores do Setor Empresarial da Cerâmica, dos Cimentos, do Vidro e Atividades Conexas dos Distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo, assinaram o acordo relativo às alterações ao Contrato Coletivo de Trabalho do setor.

Este acordo abrange as empresas do setor da Cerâmica da Região Minho (Distrito de Viana do Castelo e Braga) e tem especial enfase no Concelho de Barcelos que é o concelho com maior dinâmica e volume de vendas no setor.

Após longos e persistentes meses de negociações, e após a paragem do período Covid-19, as Associações Empresariais e o Sindicato chegaram a acordo visando contribuir à melhoria e competitividade do setor.

Na construção da proposta final foram oscultados empresários do setor por forma a ajustar as necessidades das empresas com as expectativas dos trabalhadores.

Destaca-se que num momento visível de aumento da conflitualidade laboral foi possível chegar a um acordo que é positivo para as empresas e os trabalhadores.

Quer as associações Empresariais (ACIBARCELOS e AEVC) e quer o Sindicato construíram o Acordo do Contrato Coletivo visando ajudar a garantir a sustentabilidade do setor em sintonia com a melhoria das condições salariais dos trabalhadores.

Para Carlos Macedo, representante do setor, “trata-se de um Acordo que incorpora um aumento muito importante para todos os trabalhadores do setor ao mesmo tempo que garante estabilidade laboral”.

No âmbito do Acordo do Contrato Coletivo de Trabalho foram feitas as principais alterações ao nível de:

·         Atualização dos valores constantes da tabela de retribuições mínimas

·         Alteração do valor do subsídio de refeição

·         Alteração da cláusula no que se refere à marcação do período de férias

·         Revisão Global

Para João Albuquerque, Presidente da ACIB, “este Contrato Coletivo de Trabalho corresponde a um crescente esforço da ACIB na sua intervenção industrial e vem contribuir à estabilidade e competitividade do setor no concelho de Barcelos”

Destacou ainda “que com este Acordo consegue-se dar um contributo à estabilidade nas relações entre as empresas e os trabalhadores, garantindo para ambas as partes uma evolução positiva.”

Para Manuel Cunha Júnior, Presidente da AEVC, “consideramos que este acordo é benéfico para todos os intervenientes e constitui mais um elemento de afirmação da AEVC na defesa das empresas do Distrito de Viana do Castelo e em concreto deste setor.”

O Acordo do Contrato Coletivo de Trabalho entra em execução a partir de 14 de Março de 2023 (5 dias após a sua publicação), tendo a tabela salarial e as cláusulas de expressão pecuniária efeitos retroativos desde 1 de Janeiro de 2023.

#acib

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt