COMUNICADO DO PSD BARCELOS

A irresponsabilidade do PS de Barcelos 

 “Após perceber que este Executivo Municipal conseguiu cumprir o compromisso de resolver o problema da pesada herança do dossiê Águas de Barcelos, na qual pesava sobre o Município uma sentença condenatória superior a 200 milhões de euros, a Direção do PS comunicou uma série de afirmações irresponsáveis e demagógicas, onde provam que não estão preocupados com os Barcelenses, mas com uma estratégia difamatória, numa atitude típica de uma oposição irresponsável e que não olha a meios para atingir os seus fins.

1 – Ameaça o PS que vai enviar o atual acordo para o Tribunal de Contas por entender que a prorrogação da concessão “não é permitida por lei”. Este tipo de comportamento não só demonstra ressabiamento desta Direção Socialista como desrespeito pelos seus eleitos locais, já que, recorde-se, 34 dos Deputados Municipais Socialistas na Assembleia Municipal de Barcelos votaram a favor do acordo, contrariando de forma inequívoca a decisão da sua Direção. A desorientação Socialista é tanta que o ex-Presidente do Partido e da Câmara, Miguel Costa Gomes, numa entrevista a 9 de fevereiro admitiu, que teria proposto o prolongamento do prazo da concessão, afirmando também que o Tribunal de Contas não o teria permitido. Ora, isso a ser verdade, diz bem da hipocrisia do PS, ou seja, o que antes era uma boa solução deixou agora de o ser, apenas por mera conveniência de narrativa partidária. Deixamos o desafio para que apresente esse documento que prove essa decisão do Tribunal de Contas.

2 – Alega também o PS que este é um mau acordo porque faz com que a Câmara indemnize a empresa Águas de Barcelos, esquecendo-se (propositadamente) que a herança deixada pelo PS era superior a 200 milhões de euros de sentença condenatória, passível de ser executada a qualquer momento e levar o Município à falência;

3 – O PS afirma que custo da água vai subir exponencialmente, escondendo (propositadamente e de má-fé) que no acordo que o PS tinha feito em 2017 (e que nunca chegou a concretizar) os preços previstos eram muito, mas muito mais elevados. O preço da água vai subir, sim, cerca de 3 euros por mês para uma família média que consuma 10m3, mas temos que dizer que os aumentos são controlados pela ERSAR;

4 – O PS afirma que o acordo é mau, vamos lá analisar: a gratuitidade dos ramais de água e saneamento (até 20 metros); a redução do preço para esvaziar fossas de 147€ para 44€; tarifas sociais para famílias desfavorecidas e numerosas; o investimento para prolongar as redes de ligação de água e saneamento a todas as freguesias; o fim de uma sentença superior a 200 milhões que pesava sobre o Município e que hipotecaria o desenvolvimento do concelho nas próximas décadas; a recolha móvel de saneamento nos locais sem rede; o PS considera isto mau? Só prova a cegueira ideológica e o querer fazer política sem olhar aos interesses dos Barcelenses.

5 – O PS insiste que esta não é uma boa solução, limitam-se a dizer “não” a qualquer solução, sem apresentar uma proposta concreta, pois andaram 12 anos a protelar o problema, causando graves prejuízos ao Município e aos Barcelenses. Se esta não é uma boa solução, então porque é que a Câmara PS esteve 12 anos e não conseguiu fazer o resgate da concessão? Durante 12 anos teve a hipótese de adquirir 75% da concessão e também não o fez; anunciou a compra de 49% da empresa e também não fez, e, finalmente, deixou com as suas mentiras, trapalhadas e confusões uma dívida que já vai em mais de 200 milhões o que levaria o Município à falência e, ainda mais absurdo, justifica o não ter feito acordo por um dos parceiros não querer o acordo. Alguém que explique o conceito de acordo do Partido Socialista!!!

6 – A pergunta que resta é a seguinte: o que quer o PS Barcelos? Contrariar a maioria da Assembleia Municipal que votou esmagadoramente favorável ao acordo da água? Contrariar e desrespeitar os seus Deputados Municipais que votaram também por esmagadora maioria favoravelmente este acordo? Querem que o Concelho continue parado no tempo, sem qualquer investimento em água e saneamento? Ou estará o PS tão só e apenas com má consciência e ressabiamento porque o atual Executivo Municipal resolveu, e bem, um gravíssimo problema herdado por uma gestão desastrosa deste dossiê? Existe ainda, uma outra possibilidade:  é a de que haja interesses inconfessáveis por parte de alguém do PS que deseje que o Município pague mais de 200 milhões de euros à empresa Águas de Barcelos, a troco de nada.

7 – Note-se que o Partido Socialista se ausentou, quase por completo, do debate alargado da proposta de acordo na Assembleia Municipal – local próprio para o efeito -, para agora vir para a “praça pública” contestar uma proposta de acordo aprovada por uma larga maioria neste Órgão.  O Partido Socialista tem-se limitado a criticar todos os aspetos do Acordo sem apontar nenhuma alternativa para solucionar o problema.

As questões que se colocam são:

– O que quer e o que defende afinal o Partido Socialista, relativamente ao problema que criou na concessão do sistema de água e saneamento em Barcelos?

– Que Partido Socialista é este que esquece por completo Barcelos e os Barcelenses e que pretendia travar o sucesso do atual executivo municipal através de uma condenação e de uma execução superior a 200 milhões de euros, que estagnariam por completo o desenvolvimento do Concelho que está em marcha?

– Que Partido Socialista é este que não tem projetos, não tem propostas nem ideias e que pratica apenas uma política destrutiva e desinformação dos Barcelenses?”

#psdbarcelos

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt