ACIB lança Plataforma com 160 empresas iniciais

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), lançou a “Rede de negócios ACIB”, participada por empreendedores que criaram o seu negócio com o apoio da ACIB.

No evento estiveram presentes cerca de 100 empresários.

Com esta iniciativa pretendeu-se assinalar o arranque de uma rede inovadora a nível nacional na medida em que congrega os empreendedores no âmbito de um Programa de Apoio, numa iniciativa que permitirá ligar diretamente e entre si centenas de empresas e permitirá ainda a partilha de objetivos e o incremento de negócios e parcerias. Muitos dos empreendedores foram apoiados pelo Programa EPAT, gerido pelo IEFP.

Na sua intervenção o Presidente da ACIB, João Albuquerque abordou a importância do projeto EPAT, um programa fundamental que permite a reconversão profissional, a criação de negócios de micro empresas, que em muito contribuem ao desenvolvimento económico da região, um programa gerador de novos empresários.

Abrangendo as mais diversas áreas, desde agricultura, industria, serviços, construção, hotelaria, restauração e saúde, esta Rede ACIB aceleradora congrega os empreendedores numa partilha de objetivos, incremente de negócios e parcerias.

Abordou o projeto como sendo a prova cabal de que as parceiras funcionam e neste caso concreto ACIB, IEFP e Banca.

Como o “digital” é considerado por muitos o presente e o futuro dos negócios, a ACIB decidiu também ela empreender, arriscar e inovar ao construir e disponibilizar uma plataforma que seja “uma rede de negócios para fomentar os negócios dos empreendedores que estão connosco”. “Serve para mostrar que os nossos empreendedores não estão sozinhos”. É fundamental que esta rede funcione, que seja uma rede de contactos, fomente a cooperação, o estabelecimento de parcerias de negócios, que seja aceleradora de negócios.

“Permite dar uma mensagem claríssima a nível local, para que se perceba onde está o empreendedorismo: está na ACIB”.

O Presidente da ACIB salientou que “pretende-se a proximidade com esta rede de negócios” e neste sentido a instituição vai desenvolver novos projetos conjuntos, campanhas, promoções, workshops curtos de partilha de conhecimentos. Este é o primeiro e ambicioso passo que se pretende que sirva de alavancagem ao negócio dos nossos empreendedores, que sirva para novos negócios em parceria

Foi lançado um portal que permite a divulgação dos produtos e serviços bem como facilita a comunicação.

O Presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes centrou a sua intervenção em dois pontos fundamentais: O estabelecimento de parcerias e o sentido de risco dos empresários. Clarificou que, por lado “são importantes as parcerias entre as associações e as empresas para fomentar a economia” e por outro lado “para ser empresário é preciso ter sentido de risco”. Mas “é pior não tentar do que tentar mesmo que corra mal”. Os empresários portugueses em geral mesmo em períodos maus têm encontrado soluções. Em períodos controversos: Troika, Covid, os empresários “reinventaram-se”, mudaram as suas estratégias, mudaram os modelos de negócios existentes e criaram novos. Muitos passaram a ter presença on-line e a vender on-line, outros introduziram novos produtos e/ou serviços. “É uma questão de se reorganizarem e aproveitarem as oportunidades em “períodos críticos”.

Concluiu a sua intervenção reforçando “que as associações têm um papel fundamental no apoio ao seu tecido empresarial. Este projeto é excelente exemplo do sucesso das parcerias: Empreendedores/associação/IEFP/Banca.

O projeto “Rede de Empreendedores – ACIB”, é uma das muitas iniciativas da ACIB no sentido de potenciar o desenvolvimento de uma cultura empreendedora mais global e dinâmica. A ACIB tem no seu plano anual de atividades, elencadas novas iniciativas que visam impulsionar dinâmicas que fomentem a criatividade, inovação e também a visibilidade do negócio.

A rede inclui empresas dos setores:

  • Agricultura
  • Indústria
  • Construção
  • Comércio
  • Restauração
  • Serviços
  • Saúde  #acib

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt