Criatividade com simplicidade” e “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos”

A Torre Medieval e o Posto de Turismo recebem, de 24 de março a 21 de maio, duas exposições de artesanato: na Torre Medieval vai estar patente “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos”; e, no Posto de Turismo, Joaquim Sousa mostra a sua “Criatividade com simplicidade”.
Como o nome indica, “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos” pretende mostrar as perspetivas da comunidade artesanal barcelense sobre a sua feira semanal, enquanto sítio que vai muito para além de um simples mercado de venda de produtos; antes, faz parte da identidade e marca dos barcelenses. É uma feira única em Portugal, que proporciona uma experiência ímpar de contacto com a autenticidade da cultura minhota.


Já no Posto de Turismo, o artesão Joaquim Sousa pretende dar a conhecer os seus primeiros trabalhos através da exposição “Criatividade com simplicidade”. O artesão utiliza madeiras variadas, mas dá primazia às madeiras nobres, como o castanho, a oliveira, o carvalho, o mogno e a nogueira. Ocasionalmente, usa outras madeiras como o pinho, o salgueiro ou o amieiro. É na combinação destas madeiras que nascem peças diferentes, repletas de criatividade, pormenor e alma.
Joaquim Felgueiras de Sousa foi recentemente certificado pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, como artesão no fabrico de utensílios e outros objetos em madeira.  É, portanto, um novo membro da comunidade artesanal do concelho, mais um protagonista da talentosa legião dos artesãos barcelenses.
As exposições “Criatividade com simplicidade”, por Joaquim Sousa, e “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos” estão patentes até 21 de maio, no Posto de Turismo e na Torre Medieval. No Posto de Turismo, pode visitar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00; aos sábados e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 17h, e aos domingos, das 10h às 13h e das 14h às 16h. Na Torre Medieval, pode visitar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt