Barcelos prepara-se para quatro noites memoráveis

COM JOSÉ CID E SEUS CONVIDADOS, PEDRO ABRUNHOSA, DIOGO PIÇARRA E TONY CARREIRA

A Festa das Cruzes está de volta; e que festa! No arranque das grandes romarias minhotas, Barcelos prima por apresentar um cartaz de luxo, a prometer grandes enchentes na cidade e sobretudo na Frente Ribeirinha, no palco das Cruzes, espaço privilegiado para receber os concertos de José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira.

Na animação, além dos concertos destes grandes nomes da música portuguesa, haverá ainda espaço para os populares cantores barcelenses: Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, no palco Barcelos e para o programa “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.

Na apresentação do programa Mário Constantino, presidente da câmara municipal, assegurou que “a edição de 2023 da Festa das Cruzes tem todos os condimentos para ser um sucesso popular. A religião, a tradição e a animação unem os principais momentos das festividades, tecendo uma programação diversificada, cujas atividades procuram agradar ao maior número de pessoas possível”. Antes, já a vereadora da cultura, Maria Elisa Braga,  tinha enumerado o programa, cujas atividades incidem na religiosidade, etnografia, folclore, cultura, lazer e animação.

No plano religioso, a ‘Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz’, no dia 3 de maio, às 16h30, na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho, é o ponto alto desta romaria.

Da parte da manhã, no feriado de  3 de maio, há lugar para a celebração, pelas 11h30, da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Antes, logo no primeiro dia da festividade, sexta-feira, 28 de abril, são inaugurados os ‘tapetes de pétalas de florais naturais’, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Destaque, também, para a inauguração dos ‘tapetes de flores do Caminho de Santiago’, patente no Largo Dr. José Novais, no dia 29 de abril, sábado, pelas 15h00.

No campo da tradição, a grande novidade da edição deste ano é a realização do ‘Desfile Etnográfico’ pelos Grupos de Folclore de Barcelos, que avança, pelas 16 horas, no dia 29 de abril, na Avenida da Liberdade. Nesse mesmo dia, acontece também a primeira sessão dos ‘Fogos das Cruzes,’ mais concretamente o ‘Fogo de Artifício da Ponte dos Peregrinos de Santiago’, com as margens do rio Cávado iluminadas com milhares de ‘lumes vivos’.

Na noite seguinte, dia 30, domingo, pelas zero horas, volta a haver nova sessão de fogo: ‘o piromusical da Festa das Cruzes, no Largo da Porta Nova.’

No primeiro dia de maio, feriado, Dia do Trabalhador, às 11 horas, é tempo para o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, que vão atuar no coreto do Jardim Velho.

Na terça-feira, 2 de maio, outra novidade na programação da festa: ‘Recriação da Passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos’, pelas 18 horas, no Centro Histórico da cidade. O dia termina com mais uma sessão de pirotecnia – Fogo de Santiago, na Frente Ribeirinha.

No feriado, 3 de maio, tal é o dia da ‘Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz’, mas, para além dessa manifestação, há também o concerto de encerramento das festividades pelo Coral Magistrói acompanhado por Orquestra, seguindo-se a última sessão de pirotecnia, com a sessão de Fogo Preso Tradicional de Romaria.

No mundo da animação, Barcelos vai ter uma Festa das Cruzes recheada de concertos repartidos pelo palco Cruzes na Frente Ribeirinha e pelo palco Barcelos, na Avenida da Liberdade.

Logo na sexta-feira, 28 de abril, pelas 22 horas, o palco Barcelos recebe o Tributo a Chico Buarque: ‘Quem te viu e quem te vê’.  No dia seguinte, sábado, 29 de abril, também no palco Barcelos, pelas 19h30, atua o artista barcelense, Jorge Loureiro, sendo que nessa noite o grande destaque vai para a música de José Cid, e seus convidados, num concerto que avança pelas 21h45, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha.

O programa de domingo abre com a Banda de Música da Ponte, no Coreto do Jardim Velho, prossegue com o Festival Luso-galaico, no palco Barcelos, pelas 15h00, e termina em grande com a presença de Pedro Abrunhosa, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, a partir das 21h45.

No feriado 1º de maio, durante toda a manhã, Barcelos vai dominar as audiências do programa ‘Aqui Portugal’ da RTP, e também da TV Galiza, que farão uma emissão especial sobre Barcelos e a sua grande Festa. Entretanto, também durante a manhã, decorre o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, no coreto do Jardim Velho.

À noite, mais um concerto memorável e imperdível. A Frente Ribeirinha vai ser pequena para acolher os milhares de pessoas que irão assistir ao concerto de Diogo Piçarra. Ponto de encontro, palco Cruzes, 21h45.

Na terça-feira, 2 de maio, em termos musicais há mais dois grandes momentos: no palco Barcelos, o popular Vítor Rodrigues toca e canta a partir das 19h30, e no fecho da noite, doze anos depois, Tony Carreira volta a Barcelos. O concerto acontece no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, e tem início às 21h45.

Além destes momentos musicais, haverá também, durante todo o período das festividades, a programação do ‘Bamos às Cruzes’,  na Alameda das Barrocas.

Quanto à Feira Popular, continua a assentar arrais no Campo da Feira, havendo uma vez mais espaço para o parque de diversões e para a praça da alimentação. No parque da cidade, vai decorrer a habitual feira automóvel e de máquinas agrícolas.

 Anjos Costa