PS Barcelos comemorou o 25 de Abril e celebrou os 50 anos do Partido

“O PS Barcelos retomou as comemorações do 25 de Abril e celebrou os cinquenta anos da fundação do Partido Socialista com um jantar-convívio que juntou mais de duas centenas de pessoas, na Freguesia de Barqueiros.

A festa contou com a presença do eurodeputado socialista Pedro Marques, em representação do secretariado nacional do Partido, de convidados de concelhias socialistas do distrito e de Manuel Correia da Silva, o furriel miliciano barcelense que no dia 25 de Abril de 1974 comandou a chaimite que transportou Marcelo Caetano do Quartel do Carmo para o Posto de Comando do MFA, na Pontinha.

O ambiente de festa, de grande participação e de amizade animou os socialistas em todo o encontro, durante o qual se homenagearam, com a atribuição de um diploma de reconhecimento, os candidatos às assembleias de freguesia que, embora não tenham vencido nas últimas eleições autárquicas, mantêm o empenho na reafirmação dos seus projetos para as suas freguesias.

Ao longo da noite foram várias as intervenções que entusiasmaram os socialistas, a começar por Jorge Quinta, histórico fundador do PS em Barcelos, que alertou para os desafios que o socialismo democrático e a democracia enfrentam em Portugal e no mundo, pelos problemas da sustentabilidade ambiental e pelo despontar das forças da extrema direita.

Diogo Faria, da Juventude Socialista de Barcelos sublinhou a importância dos jovens socialistas na construção da democracia e na afirmação do PS, o papel dos jovens na definição do futuro do nosso país e a esperança que representam para um mundo mais livre e solidário.

Pelas Mulheres Socialistas interveio a presidente da estrutura concelhia, Catarina Duarte, que realçou as conquistas do 25 Abril e os 50 anos do Partido Socialista, cinco décadas de luta pela liberdade e pela democracia.

O Presidente da Concelhia de Barcelos, Nuno Martins referiu o papel do Partido Socialista na luta pela liberdade e pela democracia antes e após o 25 de Abril, cruzando a história do Partido com a construção democrática e o desenvolvimento de Portugal, propiciados com o 25 de Abril, destacando-se a luta contra os modelos políticos totalitários e a opção pela Europa.

Nuno Martins citou por diversas vezes António Costa para mobilizar os socialistas e todos os que se revêm no socialismo democrático a reforçar a luta pelos princípios e valores do Partido e à unidade na ação.

Destacando o trabalho de proximidade que a Concelhia tem vindo a desenvolver junto das entidades públicas, sociedade civil e população, Nuno Martins apontou críticas à atual gestão municipal e defendeu a necessidade urgente de um desígnio para o concelho, só possível com o regresso do PS à Câmara Municipal.

Retomando o lema que apresentou na sua candidatura à concelhia (Unir o Partido, Ouvir as Pessoas), Nuno Martins apelou a todos para o combate autárquico em 2025 – manter a maioria das freguesias e reconquistar a Câmara Municipal – reafirmando a capacidade demonstrada pelo PS na implementação das políticas certas dirigidas às pessoas.

Por fim, interveio Pedro Marques, que galvanizou todos os presentes com o seu apelo a “novas vitórias do PS” em Barcelos. O eurodeputado e também ex-ministro, fez a entrega dos diplomas aos candidatos às freguesias e mostrou-se profundamente grato por participar nesta festa promovida pelo PS Barcelos. Apelou ao apoio do Governo de António Costa e à legitimidade dos mandatos, criticando a extrema direita e lamentando a deriva demagógica e populista em que o principal partido da oposição se encontra .

Pedro Marques denunciou os perigos da extrema direita e dos populismos em Portugal, na Europa e no mundo, lembrando as lutas do PS contra aqueles que querem destruir as democracias.

Na parte final da festa, foram celebrados os 50 anos do Partido Socialista, com todos os convivas a cantar os parabéns e a aplaudir o aniversário que todos desejam seja que sempre comemorado.

Como é tradição, à meia noite e de cravo na mão, todos os presentes no jantar entoaram a canção José de Afonso, “Grândola Vila Morena”, a senha da Revolução que, há 49 anos, devolveu aos portugueses a liberdade que permitiu construir a democracia e o desenvolvimento de Portugal.”

#comunicadopsbarcelos

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt