Presidente da associação de Futebol Popular de Barcelos

Fernando Sineiro: “Experiência tem sido muito boa”

 

Fernando Sineiro é, desde julho do ano passado, o presidente da Associação de Futebol de Popular de Barcelos. Um homem desde sempre ligado ao futebol que encontrou no futebol popular um regresso às suas raízes.

Perguntamos a Fernando Sineiro que balanço da primeira época na direção

“Fomos eleitos em julho do ano passado. A experiência tem sido muito boa. Sabíamos que íamos encontrar pela frente uma associação muito bem organizada e participada pelos associados. Tentamos fazer algumas alterações, tivemos que alterar o regulamento interno, o regulamento de provas, os estatutos e conseguimos fazer uma assembleia geral onde 90% dos associados estiveram presentes e participaram nessas alterações que têm por objetivo melhorar a operacionalidade da associação.”

“Em termos desportivos arrancamos com o campeonato que foi configurado de uma forma diferente devido à pandemia. Este ano eliminaram-se as divisões, mantivemos 3 séries ao mesmo nível e decidimos que os primeiros classificados passariam para primeira divisão e os outros ficariam na segunda”.

O presidente da Associação falou-nos da sua experiência no mundo do futebol

“Eu comecei a minha vida futebolística na formação do Gil Vicente. Dos juniores fui para os seniores. Comecei a trabalhar, mas estive sempre ligado ao futebol, tendo acabado, até, como dirigente do Gil Vicente durante 6 anos, nos últimos 3 como presidente da Assembleia Geral. Depois surgiu este convite de vir para o futebol popular e isso significou voltar às minhas raízes porque eu aprendi a jogar futebol na rua e o futebol popular tem essa conotação. Como experiência pessoal está a ser fantástico. Com muito trabalho, há muitos pormenores com os quais temos que lidar diariamente, mas é uma experiência muito boa”.

Fernando Sineiro diz que a sua Direção está sempre aberta aos associados.

“Somos uma direção aberta e desde início dissemos aos nossos associados que sempre que houvesse um assunto para ser discutido com a direção, nós estaríamos de portas abertas. Praticamente todas as semanas recebemos um associado que vem expor as suas situações e reclamações”.

“Há sempre pessoas a ver”

“Para nós é uma alegria muito grande quando percebemos que as pessoas gostam e vêm ver o futebol popular. Ao domingo já notamos isso, nos diferentes jogos que temos no campeonato.  Há sempre pessoas a ver, há sempre jogos que conseguem ter mil pessoas a assistir”.

 

O presidente da Associação de Futebol Popular de Barcelos explicou que “os jogos são, normalmente, à mesma hora, portanto domingo às 10h00 e eu procuro ver todas as equipas. Este ano, o que eu fiz foi ver uma parte num lado e a segunda parte noutro. Aí conseguia logo ver quatro equipas. Assim, consegui ver quase todas as equipas”.

A câmara municipal é um apoio?

“A nível financeiro temos um forte apoio do município de Barcelos e procuramos, também, junto de algumas empresas, alguns patrocínios para preencher as receitas que sustentam o nosso orçamento. Em termos mais práticos, de logística, quando precisamos de algum campo de futebol ou infraestrutura a câmara tem estado sempre disponível”.

Quanto à importante questão da arbitragem, Fernando Sineiro esclarece que “nós, direção da Associação de Futebol Popular de Barcelos, escolhemos o nosso conselho de arbitragem e o conselho de arbitragem depois é que faz a nomeação dos árbitros. O conselho de arbitragem é completamente autónomo. Funciona de uma forma livre e independente”.

Anjos Costa