IPCA entregou as Cartas de Curso a licenciados, mestres e TeSP

Mais de 250 diplomados IPCA receberam, no último sábado, a sua Carta de Curso, numa cerimónia emotiva, na qual se destacou a resiliência e a capacidade de adaptação daqueles que foram estudantes em tempos de pandemia.

 

A Cerimónia de Entrega das Cartas de Curso contemplou os diplomados de licenciatura, mestrado e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais que, nas palavras da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, são “os melhores Embaixadores do IPCA”.

A Presidente do IPCA saudou os diplomados, mas também as suas famílias e o esforço conjunto que permitiu este desfecho: “Para todos, este dia é sinónimo de alegria, de conquista, de sentimento de dever cumprido”.

Dirigindo-se aos diplomados, Maria José Fernandes lembrou que: “Este dia tem ainda um encanto e sabor especial, pois, representa a vossa capacidade de resiliência e tenacidade para vencer um dos maiores desafios com que a humanidade se viu confrontada – a de lidar com uma pandemia- e o impacto que a mesma teve nas nossas vidas e na vida académica.”

A Presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima, que também recebeu o diploma de licenciatura neste dia, lembrou igualmente a necessidade de o IPCA e a AAIPCA se reinventarem nos últimos anos. “Naquele que foi um contexto de incertezas, quer o IPCA, quer nós estudantes, continuamos convictos quanto à importância da nossa qualificação. Vimo-nos obrigados a aumentar a nossa capacidade de inovação, de entrega, de camaradagem e união”, referiu Mariana Lima lembrando, ainda que, “cada um atrás do seu ecrã acabou por ser e dar força a outros tantos estudantes e docentes, sendo a companhia e família em momentos que temíamos”.

Já Mariana Carvalho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, enalteceu “o percurso notável do IPCA, quer na oferta formativa que ministra, quer no processo de investigação que tem desenvolvido e que é reconhecido interna e externamente. Como barcelense, como docente desta casa, e enquanto representante do município é um orgulho imenso ter o IPCA sediado em Barcelos”, referiu a vereadora.

“Voem alto e levem o nome do IPCA bem longe, mas quando quiserem pousar saibam que o IPCA e Barcelos estará sempre de braços abertos para vos acolher novamente”, lembrou Mariana Carvalho.

Também a Presidente do IPCA convidou os diplomados a continuarem ligados ao IPCA, seja através da continuação de estudos, inclusive num futuro próximo fazendo o doutoramento, seja através do Gabinete de Alumni, que criou um programa de mentoria e de gestão de carreira, lembrando que “IPCA uma vez, IPCA sempre”. “Queremos continuar a contar convosco para transmitirem aos atuais e aos futuros estudantes a vossa experiência e com isso ajudarem à sua integração na nossa comunidade e ao seu crescimento como pessoas”, referiu a Presidente do IPCA.

Nos 28 anos de existência, o IPCA formou 2.262 estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, 5.784 de licenciatura e 788 de mestrado. Só no ano letivo 2021/2022, a que esta cerimónia diz respeito, terminaram o curso nos vários ciclos de estudos 1 138 estudantes, sendo 423 de CTESP; 641 de licenciatura e 74 de mestrado. Estes números revelam bem o crescimento do IPCA, e evidenciam, sobretudo, o reconhecimento granjeado a nível local, regional, nacional e internacional.

#ipca

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt