Jovens de Barcelos levam projeto de Agência de Viagens e app a concurso nacional

  • Ana Peixoto e Ana Gomes, alunas da Escola Profitecla Barcelos, levam projeto que visa a promoção do turismo e a aproximação das pessoas.
  • No âmbito da iniciativa “A Melhor PAP Nacional – Geração+”, 19 jovens finalistas de todas as Escolas Profissionais Rumos Education, (Escola Profissional de Tecnologia Digital, Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla), apresentam no próximo dia 19 de outubro, um total de 14 projetos inovadores nas suas áreas de estudos.
  • Os projetos serão apresentados a um júri nacional que selecionará os 5 melhores do país. O vencedor será distinguido com um prémio de 1.000 Euros.
  • Evento contará com a presença do António Leite, Secretário de Estado da Educação; Dr. João Gonçalves, Diretor Geral da DGEstE; Drª Francisca Simões – Diretora do Departamento de Qualificação de Jovens da ANQEP; Drª Luísa Salgueiro Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e do Vereador Prof. António Correia Pinto na sessão de abertura desta 8º edição do Geração+.

A 8ª Edição do “Geração+”, decorrerá na Porto Business School, em Matosinhos, no dia 19 de outubro, havendo emissão em live streaming via canal de Youtube da Rumos Education. Toda a a informação sobre o evento está disponível em www.rumosexperience.pt

De acordo com António Ruão, diretor-geral da Rumos Education “neste momento as Provas de Aptidão Profissional são mais do que provas elaboradas por alunos do Ensino Profissional, em fase final de formação, para completarem o curso profissional. Esta iniciativa é fundamental para os alunos, não apenas para demonstrarem os conhecimentos e competências que adquiriram ao longo do seu percurso formativo, mas são um incentivo ao empreendedorismo jovem, no sentido de, através dos seus projetos e ideias terem contacto com a realidade empresarial e criarem o seu negócio ou posto de trabalho”, explica.

A escolha das PAP’s que vão a concurso nacional é da responsabilidade de cada instituição escolar ou polo (no caso da Profitecla). Posteriormente, o júri selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso de acordo com diferentes critérios – Estruturação do Projeto, Expressão Escrita, Criatividade/Inovação, Pertinência do projeto, Viabilidade do projeto, Apresentação Final/Defesa. Às outras quatro PAP’s serão atribuídos os prémios de abordo com as seguintes categorias – Prémio Criatividade/Inovação, Prémio Sustentabilidade do Projeto, Prémio Apresentação, Prémio do Júri. Este ano haverá novamente o prémio do público, em que a votação será aberta a toda a audiência.

O júri nacional que selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso, será formado por 5 jurados, entre os quais o vencedor da Edição de 2022, entidades parceiras e organismos públicos.

Prémio no valor de 1000 Euros para a Melhor PAP:

O autor da melhor PAP seleccionada pelo Júri Nacional será premiado com o “Prémio Rumos Education” de 1000 Euros. Aos autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri é atribuído o prémio no valor de 500 Euros a cada categoria. Aos restantes participantes serão atribuídas menções honrosas.

Temos as presenças já confirmadas Dr. António Leite, Secretário de Estado da Educação; Dr. João Gonçalves, Diretor Geral da DGEstE; Drª Francisca Simões – Diretora do Departamento de Qualificação de Jovens da ANQEP; Drª Luísa Salgueiro Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e do Vereador Prof. António Correia Pintoque marcam presença na abertura desta 8º edição do Geração+

Sobre a Rumos Education:

A formação de jovens, a criação de profissionais, faz parte do código genético da Rumos Capital Group, sendo uma das áreas que tem uma maior oferta, quer formativa, quer geográfica. Assim, as Escolas Profissionais da Rumos Education contam com uma vasta oferta formativa no que diz respeito à preparação e certificação para o exercício de profissões, tendo pólos escolares em diversas cidades de Portugal. Para jovens com o 9º ano, as escolas profissionais visam a formação de técnicos altamente qualificados, de forma coerente com as prioridades e as estratégias de desenvolvimento de cada cidade ou região onde se inserem. Para além das disciplinas científicas e socioculturais, os cursos das escolas profissionais têm ainda uma forte componente de disciplinas técnicas de especialização. A Rumos Education aposta num modelo de formação centrado no aluno e no acompanhamento do seu projeto pessoal através de um professor orientador, promovendo um tipo de ensino que proporciona aos alunos uma informação concreta sobre a realidade do mundo do trabalho, favorecendo a educação crítica que proporciona a interpretação da realidade, mais do que a simples memorização de conhecimentos teóricos. As Escolas Profissionais da Rumos Education apresentam uma série de vantagens para os alunos tais como aprender uma profissão para mais facilmente entrar no mercado de trabalho, possibilidade de prosseguir os estudos para o ensino superior, compreender desde cedo as normas e os valores das organizações onde posteriormente irão trabalhar, conhecimento aprofundado do mercado, formação em contexto de trabalho (estágios profissionais), ou acompanhamento diferenciado de acordo com as necessidades de cada aluno. Fazem parte da Rumos Education a Escola Profissional Profitecla (Barcelos, Braga, Coimbra, Guimarães, Porto, Lisboa e Viseu www.profitecla.pt), Escola Profissional Digital (Lisboa www.escoladigital.com), Escola Profissional Ruiz Costa (Matosinhos www.ruizcosta.edu.pt), Escola Profissional de Braga (Braga http://www.epb.pt/).

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

www.radiocavado.pt