Inauguração das Obras de Restauro e abertura de portas da Capela de São Francisco e São Cristóvão

“É com grande satisfação e alegria que a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz, anuncia a conclusão bem-sucedida das extensas obras de restauro na histórica Capela de São Francisco e São Cristóvão, um marco significativo na nossa comunidade. A cerimónia de inauguração, que se irá realizar no próximo dia 20, quarta-feira, com início às 19 horas, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz e posterior deslocação à Capela, celebrará não apenas a restauração física da capela, mas também a preservação do seu valor cultural e espiritual.

Ao longo dos últimos meses, uma equipa dedicada de artesãos e especialistas, trabalhou incansavelmente para devolver à Capela a sua antiga glória. Ao embarcarmos nesta jornada, deparamo-nos com uma realidade desafiadora: um telhado quase inexistente que permitia a entrada das chuvas, uma claraboia cujos vidros testemunharam o passar dos anos, um teto belissimamente ornamentado em gesso que se encontrava desfeito, as paredes marcadas pelas marcas do tempo, um altar envelhecido, com sobreposição de pinturas enegrecidas, uma imagem de São Cristóvão, São Francisco de Assis e Santo António, testemunhas do desgaste e deterioração  e os azulejos que contam muitas histórias, mas que ameaçavam cair.

No seu interior o chão, em pedra resistente, permanece como um testemunho sólido da nossa herança, incitando-nos a restaurar esta capela para as gerações futuras. Com o desejo ardente de devolver à Capela a sua antiga beleza e preservar a memória de Barcelos encontramos inspiração na resiliência da nossa comunidade, de todos os barcelenses que diariamente passavam defronte da Capela e contavam histórias do passado. Histórias das suas infâncias e das memórias incluindo um misto de admiração e medo, por espreitaram para dentro da Capela e vislumbrarem o São Cristóvão, com mais de 4 (quatro) metros, com a sua tez escurecida e as mãos e pés de tamanho exagerado.

Os visitantes serão agora recebidos por uma Capela que não se destaca, apenas pela sua beleza estética, mas também pela sua renovada vitalidade. O espaço recém-restaurado estará aberto à comunidade a partir do dia 20, proporcionando a todos a oportunidade de apreciarem a riqueza cultural e histórica que esta capela representa. Não só almejamos proporcionar aos barcelenses um espaço renovado para a reflexão espiritual, mas também desejamos receber os peregrinos dos caminhos de Santiago e engrandecer o percurso com a visualização desta Capela, construída há mais de 500 (quinhentos anos).

Queremos que todos possam admirar a Capela, sete dias por semana, das 9h às 19h, garantindo que as portas estejam sempre abertas para aqueles que buscam falar e ouvir a voz de Deus. Este é um convite aberto a todos, para se unirem a nós nesta jornada de revitalização. Juntos, restauraremos não apenas uma capela, mas o espírito vibrante de Barcelos, construindo um local que inspire a todos, independentemente de sua fé, a encontrar paz e beleza na história que compartilhamos.

O evento de inauguração, que se realizará no próximo dia 20, contará com a presença e participação de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, bem como das autoridades locais, representadas pelo Exmo. Senhor Dr. Mário Constantino, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, líderes religiosos, e todos nós, Barcelenses, que estaremos unidos para testemunhar este momento marcante.

Agradecemos a todos aqueles que contribuíram para que este projeto pudesse ser concluído, em primeiro lugar, àqueles que de forma generosa doaram a Capela à Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz, a Família Sá Carneiro, aos beneméritos que se associaram a nós e, no limite das suas possibilidades, doaram o que puderam, àqueles que, a partir de agora farão os seus donativos e a todos aqueles que ofereceram os seus dons e capacidades, para que a Capela seja aquilo que é.

A capela agora permanece como um testemunho tangível da nossa capacidade de preservar e celebrar o nosso património. Que este lugar sagrado continue a inspirar e a unir a nossa comunidade nos anos vindouros.”

Pela Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz

O Provedor, Pedro Miguel Baptista Pereira Ferreira

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt