Carapeços homenageia o seu padroeiro na Festa das Cruzes
Carapeços é uma freguesia que se envolve, de forma muito próxima, com a Festa das Cruzes. Elabora um ‘Arco da Romaria’, participa na Batalha das Flores e algumas das suas associações abrilhantam a principal romaria de Barcelos. O Cávado falou com Vilasboas, presidente da junta de freguesia, que revelou a obra feita e expressou os sonhos que tem para a sua freguesia.
A obra que nasce
“Fui eleito há dois anos e no seguimento do trabalho da junta de freguesia anterior, tivemos agora duas inaugurações: as obras de requalificação da escola primária, que a tornou numa das melhores escolas do concelho de Barcelos e também tivemos a inauguração de algo já desejado há muitos anos que foi a capela mortuária. Tínhamos uma capela sem condições para receber fosse quem fosse e uma parceria entre a igreja e a junta de freguesia permitiu que durante 20 passasse a gestão passasse para a junta e realizamos a requalificação”.
Caminho de Santiago completamente renovado?
“São dois anos de mandato com obras de relevo para a freguesia. A nível de caminhos rurais, temos algumas vias novas e temos o Caminho de Santiago completamente requalificado, com coletores de águas pluviais que era um problema para as habitações. Também tivemos diversas pavimentações e alargamentos”.
Vilasboas falou dos principais anseios da população da sua Freguesia.
“Neste momento, os projetos que mais nos preocupam, para além do centro de saúde, que também tem que ser requalificado, o cemitério que é sempre um ponto delicado com espaço escasso, são os relacionados com a área social da freguesia. Um dos anseios da população é um lar de idosos. Já existe projeto, por parte do Carapeços Solidário, e é uma das grandes obras que nos interessa. A junta de freguesia é o principal parceiro nesse grande anseio. Este executivo inaugurou, mas foi o outro que começou, o ATL, mas preocupa-nos a questão da creche. É um dos nossos anseios, a terceira idade e as crianças”.
A ”coroa de Barcelos”, um diamante por lapidar?
“Cada presidente de junta tem uma ambição diferente para a sua freguesia. Eu também tenho a minha visão, que acaba por alterar todo o programa que é executado. Para Carapeços, tenho uma estratégia para médio/longo prazo. Parte da freguesia está situada numa encosta, e é um potencial que Barcelos tem. O Padre Alcino da Cunha Pereira, que já faleceu, e que foi pároco aqui durante 42 anos, chamava-lhe a coroa de Barcelos, que era este monte que está no cimo de Carapeços. É um potencial que Barcelos, concelho, tem e que começámos a utilizar há três anos”.
O president da Junta de Carapeços fala desse “sonho”
“O potencial do monte começou já a ser utilizado no outro executivo e continua connosco através da realização do trail de S. Gonçalo. Nós temos o ‘Parque de merendas da Coutada’ que está cada vez melhor. Pode receber 200, 300 pessoas e esse parque está encostado ao monte e dá um excelente início do ponto de partida de trilhos, BTT, ou outra modalidade. Gostaria de aliar ao lazer um centro de treinos municipal. É exequível, não se faz num ano nem dois, é preciso dinheiro e as juntas de freguesia não têm verbas disponíveis, mas pode ser que os executivos que venham a seguir continuem este trabalho”.
E como se apresenta a freguesia na Festa das Flores?
“Carapeços é uma das freguesias mais ativas do concelho de Barcelos, tem diversas associações na área da música, teatro, fanfarras e futebol. Participamos todos os anos na Batalha das Flores e com a atuação do nosso rancho. O ‘Arco da Romaria’ no ano passado ficou ao encargo do rancho, este ano foi a APEC. Tentamos que seja sempre uma associação diferente, com intuito de dinamizar o grupo e sentir que pertence à Festa das Cruzes e para variar na qualidade do arco e no tema. O ‘arco das cruzes’ é um marco na freguesia de Carapeços e a Festa das Cruzes já se tornou numa celebração das freguesias. Por isso Carapeços, sempre que é chamado, participa sempre”.
Vilasboas explica que o Arco deste ano homenageia padroeiro
“Existem certos requisitos na criação do arco que são enviados pelo município e não é uma tarefa nada fácil. Demorou 3 semanas a ser construído, com trabalho voluntário ao fim de tarde. É um trabalho de equipa. O tema deste ano é o caminho de Santiago, a catedral, a nossa igreja e depois o senhor da Cruz na outra ponta. O caminho original de Santiago passa por Carepeços, daí ser o nosso padroeiro”.
Para o president da junta, Carapeços é uma freguesia dinâmica
“Nós temos várias atividades aqui na freguesia que decorrem ao longo do ano. Começamos pelas marchas populares, que não são da junta, mas sim da Associação Carapeços Solidário. Este é um grande evento que reúne milhares de pessoas. São mais de 100 figurantes que marcham. Depois temos o passeio convívio da freguesia. Todos os anos junta 200 a 350 pessoas, geralmente com mais de 65 anos. Existe um convívio e um almoço que permite que as pessoas se consigam ver e conviver. Em julho temos a festa do nosso padroeiro Santiago. Este ano teremos uma grande festa. Já em setembro temos o trail de S. Gonçalo”.
Anjos Costa