A pastoral juvenil do Arciprestado de Barcelos promoveu no último fim de semana, no CESM (“Seminário da Silva”), uma formação para animadores juvenis.
Este encontro foi orientado pelo Pe. Fernando Lopes, da arquidiocese de Évora, que, de forma apaixonada e cativante, procurou, no decorrer da formação, desafiar os jovens a não viverem de sugestões, mas da inspiração que brota do facto de se sentirem de Deus.
O formador, vincou, ainda, a necessidade de a pastoral juvenil não se resumir a sucessões de eventos, mas pelo contrário, ser facilitadora de processos na vida dos jovens acompanhados. Assim, a sua presença foi um importante momento formativo e informativo, com a partilha de muitos materiais, dicas e dinâmicas e sobretudo a oportunidade para o discernimento deste compromisso que aceitamos com alegria.
O animador só é animador, porque é “Animado”. Antes de animar, é ele mesmo animado por dentro. Não tem em si mesmo a fonte desse ânimo. Pelo contrário, recebe-o como um dom gratuito. O Espírito está nele, age nele e através dele. Mas é o Espírito que age! E o Espírito não se confunde com as capacidades e qualidades daquele que se deixa conduzir por Ele! Por isso, o que faz um bom Animador não são as qualidades de cada um, mas, acima de tudo, a sua abertura ao Espírito. (Pe. Fernando Lopes)
No final, a caminho do V Congresso Eucarístico Nacional, ficou o desafio para cada um/uma dos participantes a “viver a sua vida, a sua missão como altar”, lugar onde se parte, reparte, se serve com alegria. Porque “todas as vidas são pão, mas nem todas as vidas são Eucaristia”.
Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt