Comunicado:
“A Iniciativa Liberal de Barcelos mostra-se preocupada com a utilização de herbicidas na via pública por parte de algumas juntas de freguesia do concelho de Barcelos. A utilização de herbicida, especialmente, o glifosato, potencia problemas de saúde pública, colocando pessoas (este químico já foi encontrado em espermatozoides e em glândulas mamárias) e animais em perigo. Além disso, representa um risco para a preservação da biodiversidade, nomeadamente dos solos, e para o ambiente.
Embora proibida desde 2017, as regras não se aplicam às situações em que haja necessidade de fazer face a uma praga. No entanto, é exigida a autorização da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, entidade que regulamenta a aplicação de produtos fitofármacos em Portugal. Porém, a Iniciativa Liberal Barcelos apela às autoridades políticas a utilização de produtos em modo biológico ou de baixo risco.
A Iniciativa Liberal Barcelos mostra-se igualmente preocupada com o facto de Portugal e a União Europeia nunca terem feito o caminho que deviam já ter iniciado há muito, de arranjar outros regulamentos e procedimentos para colocação de produtos fitofarmacêuticos no mercado, adequado a produtos alternativos, não de síntese química.
Queremos um espaço público seguro e amiga do meio ambiente!”
Foto:dr
Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt