O atleta dos Amigos da Montanha, João Rodrigues, foi o grande vencedor do ALUT 2024 e quebrou o recorde absoluto da prova.
João Rodrigues correu 305 km no tempo de 37h17m28s que lhe conferiu o 1.º Lugar da Geral.
O atleta de trail superou o anterior recorde de Paul Giblin (38h06), conquistado em 2019, e mostrou o verdadeiro significado de superação.
ALUT – Algarviana Ultra Trail, a prova mais longa de Portugal. “O meu sonho foi realizado, não só ganhei como destronei o recorde do Britânico Paul Gibly que era de 38h06. Eu consegui correr 305 km em 37h17. Nem acredito que com 47 anos continuo a concretizar estes resultados” diz-nos João Rodrigues, ainda num misto de muita emoção e de adrenalina que teima em não passar (e mesmo em não deixar dormir para o merecido repouso).
Foi muito melhor do que no sonho confessa João Rodrigues “ganhei e bati o recorde. Acreditei e trabalhei para conseguir este feito, mas não consegui sozinho. Foi necessário a minha equipa de apoio. A minha esposa que me apoia na prova, mas também antes, na preparação da sua aletria única e de toda a outra comida que eu como durante a prova. E o meu amigo Igor que treinou comigo, ajudando-me a não perder o foco, e colaborou em toda a enorme logística que uma prova destas obriga. Foram os meus grandes apoios e sem eles era impossível fazer o ALUT em 37h17.”
Fonte: Amigos da Montanha