A Iniciativa Liberal Barcelos (ILB) manifesta preocupação com a falta de coesão territorial no concelho de Barcelos. Segundo o acordo celebrado em março de 2023 entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Águas de Barcelos, até 2054, 17 freguesias (maioritariamente do Vale do Neiva) não terão saneamento. Para o partido, a ausência desta infraestrutura compromete o desenvolvimento territorial, principalmente, numa zona do concelho que por si só tem sido uma das mais negligenciadas pelos sucessivos executivos municipais.
Não menos grave, a rede pública de água e saneamento é uma infraestrutura fundamental para tornar os solos urbanizáveis e promover o crescimento equilibrado do território. Por consequência, a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), na qual o executivo composto PSD, BTF e CDS-PP não cumpriu o prazo estabelecido pelo governo, poderá reduzir significativamente as áreas de construção precisamente no Vale do Neiva, perpetuando a exclusão de uma zona já marcada por carências estruturais.
Os Liberais de Barcelos vêm neste executivo uma falta de visão estratégica, que não garante igualdade de oportunidades para todas as freguesias do concelho. É necessário mobilizar recursos financeiros para alavancar estas infraestruturas para assegurar que todos os barcelenses tenham acesso às infraestruturas básicas.
Fonte: IL Barcelos