Está para breve a abertura da Escola-Hotel, futura sede da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA, na Quinta do Costeado, em Guimarães, infraestrutura essa que se diferencia pelas soluções técnicas e construtivas adotadas assentes na economia circular, sustentabilidade e ambiente em sentido lato.
Para a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, “esta será uma infraestrutura de referência pelo seu conceito diferenciador, replicando modelos internacionais de ensino na área do turismo e da hotelaria, prevendo acolher cerca de 1000 estudantes”.
A Escola-Hotel do IPCA em Guimarães integra dois edifícios, o edifício da antiga casa da Quinta do Costeado requalificado para a instalação de um Hotel de Charme com 10 quartos e restaurante de aplicação, com sala de refeições “à la carte”, estando ainda contemplada a reabilitação da casa do caseiro, cavalariças e celeiro que irão albergar zonas de serviços e áreas funcionais desta infraestrutura. Na zona de jardim está a nascer um novo edifício construído de raiz totalmente dedicado às atividades pedagógicas da Escola, edifício esse com 4 pisos e que irá integrar salas de aula, cozinha pedagógica, laboratórios, biblioteca, auditório e serviços administrativos.
O projeto de arquitetura é da responsabilidade da empresa Workbook dos arquitetos Filipe Vilas Boas e Pedro Vinagreiro, um projeto que, de acordo com a empresa, “será certamente uma referência tanto a nível nacional como internacional pelo seu design diferenciador e caráter sustentável”.
A obra, a cargo do consórcio NVE e Costeira – Engenharia, iniciou em 2023 com um prazo de 2 anos, prevendo-se a sua conclusão em outubro de 2025.
Fonte: IPCA