Eletrónica experimental em Barcelos

06 de fevereiro, salão nobre dos paços do concelho

Rita Silva atua, a 06 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Barcelos. Este espetáculo, que integra o ciclo de concertos triciclo, tem início às 21:30. 

A jovem compositora e instrumentista tem sido uma das grandes revelações do panorama experimental português nos últimos tempos. Licenciada em composição electrónica e com estudos no prestigiado Institute Of Sonology nos Países Baixos, a artista destaca-se pela exploração de sintetizadores modulares onde tem criado o seu universo sonoro.

Já colaborou com diversos artistas, como o caso de Mbye Ebrima, João Mortágua, Angie Reed, Meta ou Joana de Sá. Estreou-se em nome próprio em 2021 com “Studies Vol. I” onde agrupou uma série de peças eletroacústicas ou programadas algoritmicamente que semearam o terreno da descoberta da artista. Com “The Inflationary Epoch”, editado em 2022, foi vindo a desenvolver uma prática ao vivo que empodera o significado da música improvisada, muito característica das próprias limitações do seu instrumento – que a artista argumenta serem na verdade a sua chave mestra para um som em constante transformação.

Entre 2023 e 2024, a artista fez parte do leque de artistas da conceituada rede internacional Shape+ e estreou o seu mais recente single “wytai” na compilação “Under The Radar” da revista britânica The Wire.

Com “Vultures In A Quantum Space”, que será editado no início deste ano, a compositora abre o caminho para a exploração de novos territórios, oferecendo o seu trabalho mais pessoal e introspectivo até ao momento, com a introdução da voz e da guitarra.

Em fevereiro, o ciclo de concertos promovido pelo Município de Barcelos continua com Bia Maria (22 de fevereiro), num espetáculo inédito que junta a cantora a três grupos locais – Cantadeiras do Lírio do Neiva, Coro do Conservatório de Música de Barcelos e Turma de Cavaquinhos da Escola Básica de Pontes.

Toda a programação está disponível no ‘site‘ oficial.

Fonte: Triciclo